Loreno Weissheimer toma posse como procurador-geral do TCE/SC

Ex-corregedor da PGE/SC inaugura função na corte catarinense de contas

O procurador do Estado Loreno Weissheimer tomou posse nesta segunda-feira, 11, no cargo de procurador-geral no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). Ele é o primeiro a exercer a função no setor recém criado pela corte de contas catarinense.

A nomeação ocorreu por meio de ato do presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, que designou o ex-corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) para exercer a chefia da Procuradoria Jurídica do Tribunal de Contas. A estrutura foi criada há cerca de um mês por meio da Lei Complementar 833/2023. Vinculada ao Gabinete da Presidência do tribunal, a área vai prestar consultoria e assessoramento jurídico ao órgão administrativo por meio do trabalho do procurador-geral nomeado e de dois procuradores-gerais adjuntos.

Procuradores do Estado prestigiaram ato de posse – Foto: Guto Kuerten/Acom TCE/SC

Durante a solenidade de posse, o primeiro procurador-geral do Tribunal de Contas do Estado agradeceu a nomeação. Ele disse sentir-se honrado com a escolha e prometeu defender as prerrogativas do TCE/SC por meio da orientação jurídica, da elaboração de pareceres e “das demais situações em que o setor for requisitado”.

– Espero que essa Procuradoria Jurídica possa elevar ainda mais o status de Santa Catarina a fim de bem e eficientemente servir à sociedade. Queremos nos integrar a esta corte para prestar relevantes serviços ao Estado – afirmou Loreno.

O ato de posse foi prestigiado por procuradores do Estado, servidores e representantes das associações que representam os diferentes profissionais que atuam na PGE/SC. Convidado para compor a mesa, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, disse que a nomeação de Loreno é um fato histórico. Para ele, “um tribunal que tem um legado de respeitabilidade junto à sociedade consolida-se ainda mais na sua tarefa constitucional de fiscalização e colaboração para o aperfeiçoamento do serviço público”.

– A Procuradoria-Geral do Estado sente-se honrada por ter um procurador do Estado de carreira escolhido para ser o primeiro a exercer essa relevante função. O gesto é recebido por todos nós, do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina, como uma homenagem. Loreno é um antigo procurador do Estado que exerceu diversas funções com especial brilho e um dos melhores advogados públicos de SC”, disse, ao fazer uso da palavra.

O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari, agradeceu a sensibilidade do Governo do Estado e do parlamento, além da própria PGE, para com a iniciativa. “Se inicia hoje uma bela e importante caminhada a fim de enfrentarmos as crescentes demandas internas e externas”.

Procurador-geral do TCE ao lado da esposa e de colegas da nova instituição – Foto: Guto Kuerten/Acom TCE/SC

O presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, encerrou a sessão dizendo que “o convite é um reconhecimento à atividade profissional destacadíssima do procurador Loreno”. 

– A atuação magistral da PGE/SC no decorrer de tantas décadas somada ao trabalho deste tribunal permite cada vez mais estarmos conectados interna e externamente com a sociedade. Com este importante quadro, vamos atuar previamente a atos administrativos, para contribuir com o Estado e continuar viabilizando o acesso à cidadania por toda a população – concluiu.

Durante a solenidade foi apresentado Luiz Henrique de Aragão Oliver como procurador-geral adjunto que integrará a equipe da Procuradoria Jurídica do TCE.

Veja todas as fotos do evento aqui.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430