Planejamento Estratégico

GESTÃO ESTRATÉGICA

Em junho de 2017, teve início a elaboração do Planejamento Estratégico da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina.

Assim como na área privada, as administrações das instituições e órgãos da administração pública também necessitam estar preparadas para gerir as organizações de forma mais assertiva e com efetividade.

Com isso, ao final de 2017, foi elaborado o Planejamento Estratégico da PGE, no qual toda a concepção da gestão estratégica foi desenvolvida de forma minuciosa e detalhada.

Agora, a instituição dispõe de um conjunto de práticas e objetivos estabelecidos a partir da avaliação dos ambientes internos e externos, alinhados a metas e indicadores para avaliação da performance.

Nesse cenário, projetos e iniciativas executados na PGE estarão pautados pelos aspectos da gestão estratégica, assegurando um norte e critérios claros para a tomada das decisões.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico é uma competência da administração, constituindo-se no processo pelo qual as organizações estabelecem a estratégia, pensando no longo prazo. Dentro do Planejamento Estratégico, há um capítulo importante relativo à identidade organizacional.

A identidade organizacional é composta pela Missão, Visão, Valores e também pela definição do Negócio.

Missão
Exercer com excelência a defesa dos direitos e interesses do Estado de Santa Catarina e a orientação jurídica dos administradores de todos os Poderes para adequar as práticas administrativas e as políticas públicas à Constituição e às leis.

Visão
Ser reconhecida como instituição pública que, com exclusividade e excelência, oferece orientação e defesa jurídicas ao Estado de Santa Catarina.

Valores
Atuação eficiente: fazer mais e muito melhor.
Ética republicana: compromisso com os valores constitucionais.
Qualificação profissional: uma equipe capacitada.
Autonomia técnica: o Direito em primeiro lugar.
Espírito de colaboração: um por todos e todos por um.
Unidade institucional: uma só PGE.

Negócio
Defesa dos direitos e interesses do Estado de Santa Catarina e orientação jurídica dos administradores de todos os Poderes.

 

MAPA ESTRATÉGICO

O Mapa Estratégico apresenta visualmente a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos estabelecidos para a organização. Essa ferramenta deriva da metodologia BSC – Balanced Scorecard.

O Mapa estratégico da Procuradoria está estruturado em quatro perspectivas:
– Institucional e Orçamentário
– Estado e Sociedade
– Processos e Estrutura
– Aprendizado e Crescimento

CADEIA DE VALOR

A Cadeia de Valor pode ser entendida como a representação do conjunto de atividades essenciais exercidas em uma organização para a agregação de valor ao produto ou serviço ofertado por ela. É o mapa integrado dos macroprocessos para o cumprimento da missão da organização. O conceito de Cadeia de Valor foi criado por Michael Eugene Porter em 1985.

Os macroprocessos apresentados na Cadeia de Valor da PGE estão classificados em:
– Estratégicos
– Finalísticos
– Suporte