PGE/SC e SEF realizam integração para combater fraudes estruturadas

Encontros regionais promovem a capacitação dos auditores fiscais e de procuradores do Estado para identificar e coibir sonegação fiscal e concorrência desleal

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) têm realizado uma série de encontros regionais de integração em diversas cidades catarinenses. As reuniões envolvem procuradores do Estado e auditores fiscais e promovem a troca de experiências em favor da atuação conjunta para combater fraudes estruturadas – como a sonegação fiscal e a concorrência desleal. Nesta terça-feira (6) o compromisso envolveu a Regional da Fazenda de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Em cidades como São Miguel do Oeste e Mafra, o alinhamento já ocorreu. Segundo o procurador do Estado Francisco Guardini Nogueira, coordenador do Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe), todas as 14 Regionais da SEF serão visitadas, a fim de alinhar a expertise dos procuradores e auditores fiscais e permitir uma atuação conjunta a favor da sociedade.

– Nossa intenção é agir de forma estratégica e planejada contra grupos econômicos fraudulentos. Identificada a ocorrência, a PGE/SC irá informar a SEF para que seja feito o levantamento de informações por meio da fiscalização in loco e demais diligências, bem como para apuração dos valores sonegados. Da mesma forma, se a situação for percebida pela SEF, esta informará a Procuradoria para a adoção das medidas judiciais, objetivando resguardar a cobrança do crédito estatal – diz.

Reunião entre a Gerência Regional da SEF em Rio do Sul e a PGE/SC – Foto: reprodução

As reuniões contam ainda com a apresentação de casos concretos de fraudes estruturadas na região. A demonstração dessas situações contribui para a capacitação permanente do quadro de procuradores e auditores. Além disso, são apresentadas as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis para uso pelos dois órgãos para investigação e comprovação da ocorrência da sonegação fiscal e da fraude praticada.

Segundo a Diretora de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Lenai Michels, é fundamental o estabelecimento de parcerias para o combate às práticas fraudulentas que distorcem a economia e que impactam negativamente no ingresso de recursos ao Estado, os quais poderiam ser utilizados em benefício da coletividade.

Auditor fiscal Werner Dannebrock (no alto, à esquerda), coordenador do Portal de Acessos da SEF, e o procurador do Estado Francisco Guardini Nogueira (canto inferior direito), coordenador do Nafe, apresentam casos concretos de fraudes praticadas por grupos econômicos em reunião com auditores fiscais da Gerência Regional da Fazenda em Mafra e com a procuradora-chefe da Regional de Jaraguá do Sul, Elizabete Andrade dos Santos – Foto: reprodução

O procurador-geral do do Estado, Alisson de Bom de Souza, destacou a relevância dessa iniciativa do Nafe para garantir o combate às práticas criminosas que prejudicam a sociedade catarinense.

– Esse trabalho tem sido possível graças à instituição de um núcleo específico para a elaboração de estratégias de combate à sonegação fiscal – o Nafe. Dessa forma, agimos com inteligência para impedir o não recolhimento adequado de impostos, que em muitos casos pode ter relação com outros crimes como a lavagem de dinheiro, e a concorrência desleal. Por isso a integração entre a PGE/SC, a SEF e outros órgãos com os quais atuamos é tão importante – explica.

O Nafe foi criado em 2020 e complementa o trabalho desenvolvido pela Procuradoria por meio do Núcleo de Execuções Fiscais (Nefis), que é responsável por mais de 120 mil execuções em tramitação em todas as comarcas de Santa Catarina, além do Núcleo de Cobrança Administrativa (NCA).

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado