Nos EUA, PGE/SC assina convênios com Universidade de Delaware

Contratos preveem reserva de vagas para dupla titulação e cooperação técnica entre instituições

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), assinou nessa quarta-feira, 10, dois convênios com a Widener University School of Law, instituição de ensino superior do estado de Delaware, nos Estados Unidos. A assinatura dos compromissos ocorreu durante a visita do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, André Emiliano Uba, à instituição norte-americana.

O primeiro dos convênios estabelecidos envolve, além das duas universidades e a PGE/SC, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), e tem por objetivo a possibilidade de qualificação, em nível de doutorado, de servidores das duas instituições da Administração Pública. De acordo com os termos do contrato firmado, a Univali irá reservar anualmente quatro vagas no Curso de Doutorado para membros da Procuradoria e do Tribunal.

Os inscritos poderão realizar sua formação na modalidade de dupla titulação, tanto na universidade catarinense quanto em Delaware. Os termos do convênio firmado dão preferência à realização de projetos de pesquisa na área de Compliance, tema em destaque na esfera jurídica mundial.

Da esquerda para a direita: professor doutor Paulo Márcio Cruz, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Univali; André Emiliano Uba, procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos da PGE/SC; professor Todd J. Clark, reitor da Universidade de Delaware; professor Valdir Cechinel, reitor da Univali; professor doutor Marcelo Buzaglo Dantas, coordenador do programa de dupla titulação da Univali com a Delaware Law School – Foto: Arquivo pessoal

Firmado entre a PGE/SC, a Univali e a Universidade de Delaware, o segundo convênio tem como objetivo permitir a realização conjunta de ações de cunho acadêmico, científico e cultural entre as instituições. Além de garantir a reserva de vagas para dupla titulação, o contrato também prevê a cooperação técnica entre as universidades e a Procuradoria para realização de cursos e eventos, projetos de pesquisa conjuntos e o intercâmbio de pessoal entre instituições.

Segundo o procurador do Estado, André Uba, a assinatura dos convênios representa uma grande oportunidade para o aprimoramento do trabalho realizado pelo corpo funcional da PGE/SC. “Além de permitir a qualificação profissional de nossos colegas, a dupla titulação tem também o potencial de oferecer experiências enriquecedoras para nossos servidores e procuradores, e agregar aos seus currículos a excelência que a Procuradoria exige nos trabalhos exercidos aqui diariamente”, explica ele.

(Colaboração: Mateus Spiess).

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado