16 e 17/5/2015

DIÁRIO CATARINENSE

Governo quer contratar temporários para substituir professores grevistas
Secretário estadual, Eduardo Deschamps diz ter ficado insatisfeito com rejeição de nova proposta enviada aos servidores públicos e promete mobilização para que as escolas do Estado voltem a funcionar normalmente
Após mais uma rodada de negociação sem consenso, a Secretaria de Educação de Santa Catarina anunciou ontem que irá contratar professores em caráter temporário (ACT) para substituir os grevistas da rede estadual de ensino, que já estão paralisados há 54 dias. A decisão foi tomada após a categoria rejeitar a proposta do governo em assembleia na tarde de quinta- feira, em Biguaçu.
Segundo o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, as possibilidades de negociação com os professores estão esgotadas e a greve será resolvida por outros meios. Ele diz ter ficado insatisfeito com a negativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC) em encerrar a greve, pois esperava por uma solução e retomada das conversas sobre o plano de carreira do magistério.
– Apresentamos propostas, mas o sindicato se recusa a negociar. Agora não respondo mais sobre negociação, mas sobre colocar as escolas para funcionar – disse o secretário.
O Sinte informa que já acionou o departamento jurídico para questionar a ação do governo, entendendo que “greve é um direito garantido constitucionalmente não cabendo este tipo de ação arbitrária por parte do governo”.
– Esta é mais uma das ameaças que o sindicato vem sofrendo, é mais uma forma de pressionar a categoria para esvaziar a greve. O Sinte já está estudando o caso – afirma Luiz Carlos Vieira, coordenador do sindicato.
Situação tende a parar na Justiça
Os dois lados tendem a levar a questão à Justiça. A Procuradoria-Geral do Estado também analisa ingressar com possíveis medidas judiciais para se chegar ao fim da greve caso os professores optem pela continuidade. Deschamps deve anunciar oficialmente a contratação dos temporários na segunda-feira, após o levantamento dos profissionais serão necessários.
A pasta calcula que 3 mil servidores estão paralisados. Já o Sinte fala em 20%. Os professores mantêm as ocupações da Assembleia Legislativa de SC e da frente do prédio da SED, em Florianópolis.

Dalírio Beber assume vaga no Senado
Ao ocupar o lugar deixado por LHS, político afirma que irá trabalhar pelas bandeiras de senador morto
Dalírio Beber (PSDB) assume terça-feira no Senado Federal a vaga deixada por Luiz Henrique da Silveira, vítima de um infarto fulminante no último dia 10. A informação foi confirmada pelo próprio político no final da tarde de ontem.
A posse ocorre durante a sessão ordinária da Casa, que tem início às 14h, após a leitura da ordem do dia. Segundo Beber, o ato deve ser feito por volta de 16h:
— Não há uma solenidade específica. Na abertura da sessão, antes de dar prosseguimento à pauta, eles chamam a pessoa, solicitam que seja feito o juramento, declaram empossado e depois continuam a sessão.

VISOR

Navegação garantida
O juiz Helio do Valle Pereira, da Vara da Fazenda Pública, determinou às operadoras de telefonia “que não efetuem a suspensão do serviço de internet móvel após o consumidor atingir o limite da franquia contratada quanto aos contratos celebrados até o ajuizamento da presente ação, que previam inicialmente a redução da velocidade da internet e não sua sustação”. O magistrado estipulou em R$ 500 mil/dia a multa em caso de descumprimento e determinou que a decisão vale para todo o Estado.

MOACIR PEREIRA

Iprev muda
O advogado Adriano Zanotto não é mais o presidente do Instituto de Previdência do Estado (Iprev). Apresentou pedido de exoneração a Raimundo Colombo. O sucessor não está definido. Ele retornará à advocacia na segunda-feira, com a disposição de concorrer às eleições para a presidência do Conselho Estadual da OAB. Zanotto já presidiu a Ordem e diz ter recebido queixas dos colegas sobre a atual gestão.

Investigações
A decisão do Supremo Tribunal Federal, reconhecendo legitimidade do MP para promover, por sua iniciativa, investigações penais, está sendo comemorada pela Associação Catarinense. Seu presidente, Luciano Naschenweng, congratulou-se com os ministros do STF dizendo que o entendimento fortalece a instituição.

CACAU MENEZES

Boa notícia
A rede de hospitais públicos administrados pelo Estado bateu recorde histórico de produção em março. Relatório da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o mês fechou com 92.611 atendimentos, 5.022 cirurgias e 54.698 exames.
O número de atendimentos foi o maior desde 2013, quando os dados começaram a ser tabulados, e 17% superior a março passado. Já a quantidade de cirurgias foi a segunda maior da história (perdeu para outubro de 2013, quando foram realizadas 5.037), mas foi 66,34% maior em relação a março de 2014.
O total de exames feitos neste mês de março também foi recorde, superando em 17,3% os números do mesmo período do ano passado.