Recentemente aposentado, procurador Sérgio Pinto é homenageado por colegas

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) prestou homenagem ao procurador Sérgio Luis Mar Pinto, que se aposentou em março, após 25 anos de atividade. O evento, nesta sexta-feira, 13, aconteceu na sede da instituição, na Capital, e contou com a presença de cerca de 30 servidores da PGE.

O procurador-geral João dos Passos Martins Neto ressaltou a importância de Pinto na organização legal da Procuradoria. “Além de ser um grande advogado, que transcende o mero formalismo profissional, ele sempre foi muito pragmático, mirando o resultado das peças jurídicas que elaborava”.

Já o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina, Luiz Dagoberto Brião, relembrou algumas anedotas da trajetória profissional de Sérgio Pinto, além de destacar o seu espírito sonhador. “Um homem que, constantemente, tratava seus colegas com extremo carinho”.

O homenageado recebeu uma placa “em sinal de gratidão pelos serviços prestados à Procuradoria Geral do Estado”. Ao falar aos colegas presentes, Pinto manifestou o seu orgulho por ter participado do crescimento e consolidação da PGE. “Em 1991, quando entrei na instituição éramos apenas 23 procuradores, constituindo uma grande família”, disse, lembrando que atualmente os advogados do Estado são 114.

Confira a trajetória de Sérgio Pinto:
– Nasceu em Santana do Livramento, RS (1953).
– Formou-se em Direito e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990).
– Ingressou na Procuradoria Geral do Estado em 14/3/1991.
– Entre os principais cargos exercidos estão procurador-geral adjunto (1993-1995), chefe da Procuradoria Fiscal (1995), assessor da presidência da Assembléia Legislativa de SC (1995-1996), assessor da Secretaria da Fazenda (1997) e diretor jurídico da SC Parcerias (2005-2007). Já entre 2007 e 2010 foi Sub-procurador-geral do Contencioso.