Procurador do Estado Loreno Weissheimer é o novo corregedor-geral da PGE/SC

Publicado em 5 de maio de 2021

Troca de chefia na corregedoria-geral ocorreu nesta quarta-feira (5)

O novo corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) é o procurador do Estado Loreno Weissheimer. Ele sucede o procurador Gian Marco Nercolini, que estava no cargo desde maio de 2020 para completar o mandato da procuradora Rejane Maria Bertoli, que solicitou afastamento por conta da aposentadoria, e ficará à frente do setor pelos próximos dois anos.

O Ato 955/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira e a transmissão do cargo ocorreu no início da tarde de quarta. A cerimônia foi rápida e simples, e depois de assinarem o livro, os procuradores falaram a respeito da mudança. O novo corregedor-geral agradeceu ao procurador-geral do Estado, Luiz Dagoberto Brião, e à governadora do Estado Daniela Reinehr pela nomeação, e destacou o espírito de pertencimento que sente em relação à PGE/SC. “Apesar de estarmos vivendo um período de inconsistências, a Procuradoria se manteve coesa, forte. À frente da Corregedoria vou trabalhar pela eficiência da casa, contribuindo com o bom trabalho prestado como representação e consultoria jurídica oficial do Estado”, afirmou.

O novo corregedor-geral recebeu os cumprimentos do ex-chefe da Corregedoria, procurador Gian Marco Nercolini, que classificou como “experiência gratificante” o exercício da função. O setor atuou em diversos projetos ao longo de 2020, principalmente nos que resultaram em ações para recepcionar os procuradores do Estado nomeados em julho. O ex-corregedor-geral destacou ainda a instrumentalização do curso de formação dos novos colegas e a instituição do estágio probatório como ações de destaque, além da reestruturação das rotinas de trabalho necessárias por conta da pandemia e da interlocução frequente com as Consultorias Jurídicas de secretarias, autarquias e fundações e participações no Colégio de Corregedores.

Procurador Loreno Weissheimer assina termo de posse acompanhando do procurador-geral do Estado Luiz Dagoberto Brião – Foto: Felipe Reis/Ascom

O procurador-geral do Estado agradeceu ao ex-corregedor-geral e desejou sucesso ao novo chefe do setor, enaltecendo a relação de longa data iniciada ainda na faculdade de Direito. “Nos conhecemos há mais de 40 anos, e sei que ele é um homem correto que vai cumprir a missão com eficiência, como feito pelo dr. Nercolini”, afirmou.

Corregedoria-Geral

A Corregedoria-Geral é formada por três colaboradores – além do corregedor-geral. Entre as competências estão a fiscalização da atuação dos setores e agentes da PGE/SC, promovendo correições, inspeções, sindicâncias e levantamentos estatísticos; o estabelecimento de parâmetros e metas de regularidade, qualidade, eficácia, produtividade e racionalidade dos serviços e da organização; a sugestão de medidas de aprimoramento; o acompanhamento do estágio probatório de procuradores do Estado; e, quando necessário, a proposição da instauração de processos administrativos disciplinares.

O novo corregedor-geral

Formado em Direito em 1990, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, Loreno Weissheimer nasceu em Cunha Porã, no Oeste catarinense, e ingressou nos quadros da PGE/SC em 1994. Iniciou as suas atividades na Procuradoria Regional de Chapecó e em 1998 foi transferido para Florianópolis.

Em 2003 foi coordenador da Procuradoria Fiscal e no mesmo ano assumiu a Procuradoria Especial de Brasília, onde ficou até 2008, quando voltou à Capital catarinense para ser chefe da Procuradoria do Contencioso, cargo que ocupou até ser convidado para a Consultoria Jurídica (Cojur). Antes de ser nomeado corregedor-geral, exercia o cargo de procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos.

(Colaboração: Pablo Mingoti).

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430