PGE/SC trata de formas de implantação da Justiça Restaurativa no âmbito da administração pública estadual

Em decorrência da assinatura do protocolo de implantação e expansão da Justiça Restaurativa, em outubro, a procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha, recebeu a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-SC, Patrícia Santos e Costa, na tarde desta quarta-feira, 20, para tratar das formas de incorporação dessa nova ferramenta de resolução de conflitos no âmbito do Poder Executivo.

“A Justiça Restaurativa pode e deve ser pensada como política pública para o Executivo catarinense e é importante conhecermos as experiências já vividas nessa seara, bem como estudarmos os fundamentos dessa prática e os resultados”, ressaltou a procuradora-geral. 

A representante da OAB, que também atua como coordenadora de curso de pós-graduação, para capacitar profissionais das mais diferentes áreas para serem multiplicadores da metodologia, observa que Justiça Restaurativa, apesar do nome, não está necessariamente associada ao Poder Judiciário.

“É possível aplicar a Justiça Restaurativa em qualquer ambiente, tanto pessoal quanto profissional, por exemplo, em escolas, nas relações familiares, no trabalho, nas questões de trânsito. O objetivo é prevenir a violência e promover a cultura da paz, restaurando as relações entre as pessoas e utilizando práticas colaborativas”, explica Patrícia.

A intenção é, em um primeiro momento, sensibilizar os próprios servidores públicos sobre os benefícios da Justiça Restaurativa, promovendo capacitações para permitir que a administração pública possa lidar com o tema e aplicar a metodologia da melhor forma possível.

De acordo com a presidente da Comissão da OAB, a PGE de São Paulo, por exemplo, introduziu, em 2019, a Justiça Restaurativa no âmbito dos processos administrativos disciplinares, em um projeto-piloto do “Programa de Solução Adequada de Conflitos de Natureza Disciplinar”.

Informações adicionais para a imprensa: 
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Procuradoria Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 99131-5941 / 98843-2430