Novos contadores tomam posse na PGE/SC

Giovani Pasa Colussi e Victor Hugo Santana do Espírito Santo irão compor a equipe da Secap

Tomaram posse na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) na tarde desta terça-feira, 11, os contadores Giovani Pasa Colussi e Victor Hugo Santana do Espírito Santo. Mais novos integrantes da equipe da Secretaria de Cálculos e Perícias (Secap), os dois servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2022, e sua posse se deu após nomeação pelo governador Jorginho Mello por meio do ato 510/2024, publicado na edição nº 22.257 do Diário Oficial do Estado, que circulou no dia 2 de maio de 2024. O mesmo ato também nomeou o contador Carlos Eduardo Mezzaroba Eckl, que começou a atuar no órgão central de serviços jurídicos no dia 29 de maio.

Contador Carlos Eduardo (sem paletó) ao lado dos procuradores-gerais da PGE/SC – Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC

Primeiro colocado no concurso, o contador Giovani Pasa Colussi afirma sentir muita alegria em assumir o cargo. Segundo ele, havia grande expectativa desde a notícia de sua aprovação. “Sei da importância do trabalho técnico de um contador na perícia judicial. A alegria fica ainda maior por conta do reconhecimento do nosso trabalho, enquanto contadores, pelo procurador-geral”, afirma ele. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Giovani já possuía experiência no setor público, tendo atuado como contador da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Para Victor Hugo Santana do Espírito Santo, a nomeação foi motivo de orgulho. Com experiência prévia no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o contador afirma se sentir animado para enfrentar os desafios que virão com o cargo na PGE/SC. “A expectativa é de dar o meu melhor, de poder ajudar em tudo o possível nos cálculos que serão necessários para a atividade da Procuradoria, fazendo sempre o melhor possível para a instituição”, diz Victor Hugo.

Contadores Victor Hugo (E) e Giovani durante ato de posse no gabinete do procurador-geral do Estado – Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC

Segundo o presidente da Associação de Contadores da Procuradoria-Geral do Estado (ACPGE), Maicon Zanette, a nomeação de novos profissionais é de grande importância para o andamento das funções exercidas pela PGE/SC. Ele esteve presente no ato de posse, e deu boas vindas aos novos servidores. “Estávamos com grande expectativa pela posse de nossos novos colegas. A ampliação da equipe permite melhores respostas às demandas crescentes da instituição, e maior eficiência em nosso trabalho”, explicou o contador.

Durante o ato de nomeação, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, deu as boas vindas aos profissionais. Ele destacou o papel essencial que o trabalho dos contadores tem na PGE/SC. “Esses profissionais desenvolvem uma tarefa muito importante e valiosa não apenas para a Procuradoria, mas para todo o Estado”, afirma o chefe da PGE/SC. “Cada cálculo feito por um contador na nossa instituição acaba por redundar em algo muito importante para nós: a justiça. Seu trabalho garante que o Estado pague, de maneira justa, o que deve, quando necessário, mas também a receber tudo aquilo que lhe é devido, para que o dinheiro possa ser revertido em investimentos públicos”.

(Colaboração: Mateus Spiess).

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado