Álvaro José Mondini toma posse como novo corregedor-geral da Procuradoria

O procurador do Estado Álvaro José Mondini tomou posse nesta segunda-feira, 8, como novo corregedor-geral da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Ele substitui o procurador Ricardo de Araújo Gama, que esteve no cargo por cerca de quatro anos. O evento, na sede da PGE, na Capital, contou com a presença de colegas procuradores e de servidores da Procuradoria.
Após a posse, Mondini discursou e salientou a sua disposição para enfrentar os desafios no cumprimento de sua função.

Para ele, o PGE Net deve ser disponibilizado aos serviços jurídicos de toda a administração estadual. “Dessa forma, o controle e a fiscalização da atuação dos órgãos e agentes da PGE, assim como dos serviços jurídicos dos entes indiretos, irão estar mais presentes no dia a dia da nossa instituição”, disse, ao mesmo tempo em que lembrou da reversão de importantes condenações contra empresas do Estado durante a sua atuação como subcorregedor de Autarquias e Fundações da PGE, cargo que acumulará junto com a Corregedoria-geral.

O procurador-geral João dos Passos Martins Neto destacou as inúmeras virtudes de Mondini que o qualificaram para ser nomeado pelo governador Raimundo Colombo. “Além de ser um dos ‘bandeirantes’ da PGE por ter coordenado a instalação da Procuradoria Regional de Blumenau em 1994, ele faz um ótimo trabalho como subcorregedor desde 2007, orientando com excelência a administração indireta do Estado”, disse.

Ele ressaltou o extraordinário trabalho realizado desde 2011, pelo antecessor no cargo, Ricardo Gama. “Foram várias inovações que permitiram modernizar a Corregedoria, tendo como destaque a implantação do Sistema de Anotações de Atividades dos procuradores”. Gama agradeceu a confiança recebida, além de mencionar o apoio e a compreensão dos colegas no desenvolvimento do seu trabalho.

Também fez uso da palavra a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de SC (Aproesc), procuradora Fabiana Guardini Nogueira, que, em nome da entidade, desejou sucesso a Mondini na nova função. Na sequência, o subprocurador-geral do Contencioso, Ricardo Della Giustina, elogiou o trabalho de Gama e chancelou a confiança na nomeação de Mondini.

Procurador do Estado desde 1991, Álvaro Mondini é formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e tem especialização em Direito do Trabalho. Em 1994 coordenou a instalação da Procuradoria Regional de Blumenau, onde foi procurador-chefe entre 1995 e 2007. Naquele ano foi transferido para a Capital onde assumiu o cargo de subcorregedor de Autarquias e Fundações da PGE.

Confira aqui o discurso completo do Dr. Álvaro Mondini.