PGE/SC promove ato para homenagear procuradores

Ex-procuradores-gerais tiveram retratos adicionados à galeria histórica e último dos procuradores administrativos recebeu placa pelos serviços prestados ao Estado

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) realizou na tarde desta terça-feira (14) uma solenidade para homenagear procuradores que fizeram parte da sua história institucional. O evento contou com a presença de colaboradores do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina, procuradores, além de representantes das associações de classe e da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).

No primeiro ato, foram descerradas as fotos dos procuradores Alisson de Bom de Souza e Sérgio Laguna Pereira na galeria dos ex-procuradores-gerais do Estado. Ambos chefiaram a instituição recentemente – o primeiro por três vezes, entre fevereiro e outubro de 2020; novembro de 2020 a março de 2021; e entre maio de 2021 e novembro de 2022, e o segundo entre novembro e dezembro de 2022.

Os homenageados disseram estar honrados e felizes com a inauguração da fotografia pelo que ela representa. Para o procurador Alisson, figurar no “seleto rol de advogados e advogadas que deram sua contribuição para os 40 anos de história da PGE/SC” relembra as conquistas da gestão, período classificado por ele como rico e de muita entrega institucional. “É preciso seguir em frente até o fim, com um sorriso no rosto e Santa Catarina no coração”, disse. 

Momento do descerramento da foto do ex-procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza – Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom PGE/SC

De igual modo, o procurador Sérgio Laguna elencou alguns resultados do trabalho, como os expostos no Relatório de Gestão apresentado em 2022: “Trabalhamos muito, e os resultados ficaram registrados na história”, finalizou.

Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, e ex-PGE Sérgio Laguna Pereira descerram retrato na galeria – Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom PGE/SC

Homenagem ao último procurador administrativo

No segundo ato do evento, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, entregou uma placa, em nome da PGE/SC, ao procurador Sílvio Varela Júnior. Aposentado desde o dia 2 de março, ele era o último dos procuradores administrativos em atividade em Santa Catarina – nome dado aos antigos consultores jurídicos, antes da incorporação pela Procuradoria.

– O doutor Sílvio, que tem 53 anos de atuação em favor de Santa Catarina, conhece a história dos atos administrativos e jurídicos de maneira ímpar. É uma pessoa que nos orgulha muito homenagear – afirmou o procurador Ezequiel ao entregar a distinção.

Procurador-Geral adjunto para Assuntos Jurídicos homenageia dr. Sílvio Varela – Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom PGE/SC

Convidados presentes também destacaram a relevância do procurador Sílvio para a Procuradoria, sua amizade e conhecimento. A presidente da Associação Catarinense dos Assistentes Jurídicos, Izita Maria Martins, disse que ele foi uma das primeiras pessoas com quem teve contato ao começar a trabalhar no órgão. “Sempre esteve disposto a ajudar”, pontuou. Já o procurador do Estado Francisco Guardini Nogueira, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc), disse que ele deixou “grande legado, muitos amigos e agora fará falta no dia a dia da PGE/SC”. Ambos também cumprimentaram os ex-procuradores-gerais pelos atos à frente da casa.

– Encerrei mais um ciclo da minha vida – disse o procurador Sílvio – em que trabalhei com todos os procuradores que estão na galeria dos ex-PGEs. Isso é uma dádiva. Mesmo aposentado, vou continuar circulando por aqui – concluiu.

Procurador Sílvio Varela Júnior – Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom PGE/SC

Ao encerrar o evento, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, também homenageou os agraciados da tarde. Segundo ele, “o dr. Sílvio é o que hoje as pessoas chamam de Google: era consultado quando desejava-se esclarecer dúvidas sobre leis e textos administrativos”. Além disso, ele destacou os “dois jovens e talentosos advogados que ocuparam a PGE/SC em um momento difícil” por “não terem esmorecido e feito tudo para entregar a instituição da melhor maneira possível”.

– Não existe entidade que se construa fora da sua própria história. Neste momento, nós nos consolidamos a nós mesmos como uma instituição permanente na história de Santa Catarina – disse ao encerrar a cerimônia.

Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, ao lado do presidente da Aproesc, Francisco Guardini Nogueira (E) e dos homenageados – Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom PGE/SC

A advogada Magda Schlitter dos Santos, representante da Associação dos Advogados Autárquicos e Fundacionais de Santa Catarina (Aafaesc) e o advogado Cassiano Starck, representante da OAB/SC, também participaram do evento.

O ato desta terça-feira foi transmitido pelo canal da PGE/SC no YouTube e pode ser assistido novamente aqui.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430