Elenise Magnus Hendler é a nova chefe da Profis, órgão de execução da Procuradoria

A procuradora Elenise Magnus Hendler assumiu a chefia da Procuradoria Fiscal (Profis), órgão de execução da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE). Ela substitui o procurador do Estado Bruno de Macedo Dias. O ato de nomeação foi assinado pelo governador Raimundo Colombo e publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de junho.

A Profis promove a cobrança da dívida ativa estadual, exerce a representação do Estado junto ao Conselho Estadual de Contribuintes e atua em processos judiciais e administrativos que tratem de matéria tributária.

À frente do órgão, Hendler pretende implementar uma gestão moderna, buscando parcerias com outras instituições envolvidas na cobrança de devedores, como o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual. “Os grandes devedores do Estado continuarão sendo a prioridade da Profis. Vamos utilizar todos os mecanismos disponíveis para otimizar essa cobrança”, salienta, citando o exemplo do protesto em cartório, implantado pela PGE em 2015 e que agilizou a arrecadação de débitos.

Breve currículo de Elenise Magnus Hendler:

– Natural de Porto Alegre, formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1991.

– Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha, entre 1991 e 1993.

– Logo depois, foi procuradora parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Mourão (PR), entre 1994 e 1998.

– Em 1998, ingressou nos quadros da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina e foi designada para atuar na Regional de Chapecó, onde ficou até 1999.

– Sempre vinculada à execução fiscal, entre 2000 e 2006 exerceu suas funções em Joinville até ser transferida para a Capital, atuando na cobrança da dívida ativa nas comarcas da Grande Florianópolis.

– De 2013 a 2016, trabalhou na Procuradoria do Contencioso, onde foi responsável pela instalação do Núcleo de Precatórios da Administração Direta (Nupad) até ser convidada, agora, para assumir a Profis.