PGE/SC e Polícia Civil assinam cooperação para intercâmbio técnico e promoção de cursos entre as instituições

Parceria, que faz parte do programa PGE Rumo aos 40 anos, trará resultados para todos os catarinenses

Nesta terça-feira (3), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e a Polícia Civil de Santa Catarina assinaram um acordo de cooperação que prevê intercâmbio de ações nas áreas jurídicas, técnico-científica, acadêmica e cultural entre as Instituições.

Na prática, uma das ações previstas é o fomento de cursos aos membros da Polícia Civil e da PGE/SC para ampliar conhecimentos e experiências que refletem diretamente aos serviços públicos prestados à sociedade, em Santa Catarina. Os cursos e eventos promovidos pela Polícia Civil serão ofertados por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Um ato foi realizado à tarde, na Delegacia Geral, em Florianópolis, para celebrar o acordo, em que os representantes das instituições ressaltaram os ganhos da parceria para o Estado e a população.

“A importância é ímpar. Os procuradores detêm um conhecimento que os delegados de polícia não detêm e vice-versa. Por essa razão, a interação entre os atores principais da defesa do Estado junto ao Judiciário e dos policiais que estão na labuta diária, trará grandes ganhos não só na melhoria da defesa do Estado, mas também na própria aplicação da lei penal nas ruas”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

“Aprimoramento e frutos”

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, ressaltou que a iniciativa permitirá o aprimoramento do conhecimento de ambas as Instituições, por meio dos cursos aos servidores e procuradores, e trará grandes frutos para o Estado, e destacou a relevância da iniciativa no ano em que a Procuradoria completa 40 anos de fundação.

“Um dos pilares do projeto PGE Rumo aos 40 anos, que vai culminar com diversas atividades realizadas entre maio e junho deste ano, é o educacional. A consolidação dessa parceria com a Polícia Civil materializa isso em cursos, troca de experiências e volta para os catarinenses como uma entrega de serviços públicos de qualidade, eficiência técnica e segurança jurídica”, afirmou o chefe da PGE/SC.

Procurador-geral do Estado assina termo de cooperação ao lado do delegado-geral da Polícia Civil – Foto: Felipe Reis/Ascom/PGE

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado de polícia André Bermudez, serão abordados nos cursos temas atinentes entre ambas as atividades, por exemplo, em torno de mandados de busca e apreensão, boas práticas no serviço público, a nova lei de licitações, investigação de crimes de corrupção, responsabilidade civil, atualização em direito administrativo, gestão e liderança, entre outros.

Além das autoridades citadas, participaram também da assinatura a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Ester Coelho; o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), Verdi Furlanetto; o diretor da Diretoria de Inteligência (DIPC/PCSC), Aldo Pinheiro D’Ávila; o diretor da Diretoria de Administração e Finanças (DIAF/PCSC), Gustavo Altemar; a diretora da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF/PCSC), Michele Alves Correa Rebelo; o coordenador da Assessoria Jurídica (ASJUR/PCSC), Adriano Spolaor; o gerente da Gerência de Planejamento e Avaliação (GEPLA/PCSC), Gustavo Madeira; o gerente de Recrutamento e Seleção da Acadepol, Júlio César Saldanha e a escrivã Lisa Gurgel, também da gerência de Recrutamento e Seleção.

Pela PGE/SC, estiveram presentes também o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ederson Pires; o procurador-chefe da Procuradoria Fiscal, Marcelo Mendes; a procuradora-chefe do Centro de Estudos, Elenise Magnus Hendler e a psicóloga policial civil Ana Paula Limaco Pacheco.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430