Sistema da Procuradoria Geral do Estado é referência nacional

O sistema PGE Net, da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, é referência para as procuradorias de todo o País. Por esse motivo, procuradores do Estado de São Paulo estiveram em Florianópolis, nesta sexta-feira (3), para conhecer as vantagens oferecidas pelo dispositivo.

Os procuradores paulistas Wladimir Ribeiro Jr, Virgílio Carbonieri, Rosely Pastore e Rosane Kirschke assistiram a uma apresentação técnica sobre o funcionamento da PGE Net. O objetivo é instalar sistema semelhante naquele estado.

A PGE Net permite a verificação online de todos os processos e ações que envolvem a Procuradoria, diminuindo o uso de papel nos trâmites. Assim, os funcionários da PGE podem realizar o trabalho de forma virtual, proporcionando maior agilidade e segurança.

O sistema foi concebido e implantado em 2005, em um trabalho conjunto de um grupo de procuradores catarinenses e uma empresa de informática. É considerado ideal para otimizar o trabalho das procuradorias, reúne os dados de cada processo (como número, autor, vara e distribuição), facilitando o trabalho dos procuradores. Assim, todas as peças do processo são conferidas virtualmente.

A agenda diária de cada procurador é atualizada automaticamente, apontando algumas tarefas diárias relacionadas aos processos de responsabilidade de cada um, como prazos e tipo de peça.

A implantação da PGE Net possibilitou a realização de um arquivo virtual, substituindo as pastas que existiam para cada um dos processos. Todos esses dados são revisados e validados por funcionários da PGE, garantindo a confiabilidade das informações.