9/10/2017

DIÁRIO CATARINENSE – VISOR

DC910CCCCCCCCCCC

 CACAU MENEZES

DC910DDDDDDDD

SITE JUSCATARINA

Medidas da Justiça Federal na operação na UFSC foram “tecnicamente perfeitas”
Coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado de Santa Catarina e ex-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o procurador do MP de Contas do Estado Diogo Roberto Ringenberg não tem dúvida: os órgãos de controle que atuaram na Operação Ouvidos Moucos agiram de forma impecável. Ringenberg tem conhecimento do processo e assevera que havia inúmeros atos ou condutas que sustentavam a decisão da juíza Federal Janaina Cassol Machado de expedir mandado de prisão temporária contra os servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “As prisões e demais medidas decretadas pela magistrada da Justiça Federal foram tecnicamente perfeitas”, afirma. Para Diogo Ringenberg, não há que se falar em “espetacularização” das ações dos órgãos de controle e da imprensa. Nesta entrevista ao Portal JusCatarina, o procurador comenta, ainda, sobre a atuação dos órgãos de controle e seus reflexos no dia a dia do país, o papel da imprensa neste contexto e a necessidade de endurecimento na legislação para combater a corrupção. Confira a entrevista completa neste link: http://www.juscatarina.com.br/2017/10/07/testd/

SITE MIGALHAS

TRF da 4ª região disponibiliza sistema de videoconferências para audiências
Advogados poderão utilizar o serviço para audiências e sustentação oral.
A Justiça Federal da 4ª região passou a disponibilizar, em todas as suas unidades – no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná – um sistema que permite que advogados participem de audiências ou realizem sustentação oral por meio de videoconferências. A disponibilização vale apenas para advogados que têm sessões marcadas em localidades diferentes da sua cidade de origem.
O sistema está disponível no portal do TRF da 4ª região e nos portais das três seções judiciárias (RS, SC e PR). Para acessar o sistema, é necessário entrar nos sites, procurar pela parte relativa a “Serviços” e clicar no ícone “Sob Medida”. Os advogados devem realizar um cadastro e seguir as explicações apresentadas no sistema para realizar o agendamento.
Na página do Tribunal estão disponíveis as regras sobre agendamentos de audiências e sustentações orais. Para realizá-las através do sistema, é necessário que os advogados verifiquem se o processo foi incluído em pauta de julgamento, ou se será levado em mesa, e realizar o pedido até no máximo 15 horas antes do dia útil anterior à sessão.
Celeridade e economia
Desde março de 2013, o Conselho de Justiça Federal disponibiliza o sistema de audiências por videoconferência em processos criminais no âmbito da Justiça Federal de todo o país. A sistema adotado foi desenvolvido pela JF do Rio Grande do Sul.
Além disso, o TRF da 4ª região também adotou, há 4 anos, o “Projeto XXI”, que elimina a expedição de cartas precatórias inquisitórias por meio da tecnologia. A videoconferência é utilizada nas varas criminais para a realização de tomada de depoimentos de testemunhas e de partes em processos que tramitam em subseções judiciárias diferentes das suas de origem.
Segundo o Tribunal, o uso da videoconferência representa economia de tempo e dinheiro para advogados e partes, já que pode eliminar o custo de deslocamento para a realização de audiências em outras cidades ou sustentações orais na capital gaúcha.