8/5/2015

DIÁRIO CATARINENSE

Desemprego em Santa Catarina é o menor do Brasil
Pesquisa do IBGE revela que o Estado tem o mais baixo número de pessoas sem ocupação formal ou informal do país. SC também lidera no cenário nacional com o maior índice de trabalhadores com carteira assinada: 90,1%
Santa Catarina tem a menor taxa de pessoas sem trabalho no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua divulgada ontem. O levantamento inédito mostra que no 1o trimestre de 2015, o Estado teve a menor taxa de desocupação (3,9%), enquanto o Rio Grande do Norte teve a maior (11,5%). No Brasil, o índice é de 7,9%. SC também lidera no ranking nacional com o maior índice de carteiras assinadas, 90,1%, sendo maior que a taxa nacional que é de 78,2%.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Chiodini, a diversidade da economia catarinense se difere das demais:
– Temos indústria, prestação de serviço, logística. O desafio para continuar crescendo é o desenvolvimento regional. Há regiões que podem se desenvolver muito mais e também devemos fortalecer segmentos estratégicos, como a indústria tecnológica.
Os dados mostram ainda a média mensal de rendimentos dos trabalhadores: neste ranking, SC aparece na 5a posição, com o valor de R$ 2.015. A evolução desses índices é outra informação que consta na pesquisa, que aponta estabilidade catarinense nos últimos trimestres mesmo diante do baixo crescimento econômico do país no período. (…)

Professores x governo – Negociações são reabertas
Em encontro agendado para segunda-feira, serão analisadas as novas propostas do sindicato
O governo estadual e o Sinte/SC decidiram formalizar a abertura da negociação para o encerramento da greve dos professores, iniciada em 24 de março, após duas horas de conversa na manhã de ontem. A mesa estará oficialmente aberta na segunda-feira, às 17h. O diálogo é resultado da intervenção de deputados estaduais e das ações dos grevistas.
No encontro, o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, pediu aos sindicalistas que apresentassem no encontro de ontem um novo documento com as propostas para discussão a ser realizada na segunda-feira.
As propostas dos grevistas são prazo de 30 dias para conclusão das negociações, não incorporação da regência de classe, abono de faltas injustificadas desde 2012, revogação do decreto que impede progressão na carreira de profissionais que tenham mais do que três faltas injustificadas e a aplicação do aumento de 13% dado ao piso nacional da categoria para todos os professores.
– Para nós, a negociação está aberta. Pelo menos esse é o entendimento que nos deram – afirmou o coordenador do Sinte/SC, Luiz Carlos Vieira.
Deschamps também considera as negociações abertas e diz ter recuado na posição de não negociar com professores parados.
– Entendemos que não podemos esperar o retorno às aulas. Mas gostaríamos muito, até para organizar a reposição das aulas e minimizar o prejuízo dos alunos, de que houvesse o encaminhamento do retorno às aulas – disse.

MOACIR PEREIRA

Dividendos
Raimundo Colombo recebeu cheque simbólico do presidente Cleverson Siewert e de diretores da Celesc com os dividendos a que o Estado tem direito pelo lucro da companhia em 2014. São R$ 27,9 milhões, pagos em duas parcelas. Segunda-feira, na reunião do Conselho de Administração, a Celesc anuncia o resultado positivo do primeiro trimestre.

INFORME ECONÔMICO

Levy visita SC e faz palestra
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que ganhou destaque nacional e internacional pelo seu esforço para recolocar a economia brasileira nos trilhos, vem a Florianópolis amanhã. Na agenda, uma palestra sobre economia e reuniões com o governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni. O ministro quer entender melhor os bons números da economia catarinense. Mês passado, por exemplo, a arrecadação do Estado teve alta de 13% frente ao mesmo mês de 2014 e a economia local tem crescido acima da média nacional desde o ano passado, quando liderou a geração absoluta de empregos no país, segundo o Caged. No primeiro trimestre deste ano, o Estado continuou à frente na geração de empregos na indústria e registrou a menor taxa de desocupação do país, 3,9%, segundo o IBGE. Gavazzoni encontrou Levy na última reunião do Confaz, recentemente, em Goiânia. Surpreendeu o ministro ao informar que o governo de SC havia mudado de posição e iria aderir ao convênio 70 para acabar com a guerra fiscal.A palestra do ministro será aberta a interessados, especialmente ao público empresarial. A Secretaria da Fazenda ainda está decidindo o local, que será anunciado hoje.

RBS TV – JORNAL DO ALMOÇO (7/5)

Reportagem sobre terreno do Cepon, com menção à PGE
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/florianopolis/v/entenda-a-origem-da-polemica-sobre-a-obra-no-centro-cirurgico-do-cepon/4159283/

COLUNA RAÚL SARTORI

Revisão
Uma portaria de 2012 determinou que agricultores, ocupantes, há décadas, de 2.721 hectares entre Saudades e Cunha Porã, teriam que deixar as terras. É que um burocrata a identificou como “tradicionalmente indígena”. Agora o Tribunal Regional Federal anulou o acórdão que dava validade à portaria e aceitou as contundentes provas apresentadas pelos prejudicados demonstrando que jamais inexistiu ocupação indígena tradicional na área. Quem for mais a fundo vai achar uma ONG alienígena metida nisso, indevidamente, com interesses escusos.

Classes em conflito
Projeto do Judiciário que concede gratificação salarial de 50% aos servidores que tenham concluído graduação em Direito não tem apenas forte objeção no Legislativo, por onde tramita, como também de boa parte dos servidores do próprio poder. Se perguntam: e quem não tem graduação em Direito como fica? É menos qualificado e não merece a gratificação? Melhor, se há tanta disposição, aplicar um aumento isonômico para todos evitar uma guerra de classes.

SITE OAB/SC

Rádio do Advogado estreia quadro com dicas de literatura na segunda-feira
A Rádio do Advogado programa a estreia de um novo quadro nesta segunda-feira (11). Com inserção semanal, o jornalista Rogério Kiefer dará dicas de livros e literatura, sempre às 16h30min, com reprise às quartas-feiras no mesmo horário. O primeiro programa vai tratar de dois livros de crônicas: Ai de Ti, Copacabana, de Rubem Braga, e Duas Violas Arteiras, de Sérgio da Costa Ramos e Flávio José Cardoso.
O estilo dos miniprogrametes com dicas em diferentes áreas é um modelo que deu certo na rádio web mantida pela CAASC. Desde março, o veículo vem divulgando dicas semanais de coaching, estilo, gastronomia e comportamento (confira os horários abaixo), em meio aos programas jornalísticos que já fazem parte da grade de programação – o Conexão Manhã, das 10h às 11h, com notícias das subseções comandadas por Caio Ribeiro; e o Boa Tarde Advogado, das 15h às 16h, com informações das comissões narradas por Juliana Lima.
Quem quiser participar da programação e sugerir algum tema pode ligar para o número (48) 3239-3598 ou (48)3222-5235 ou escrever para radiodoadvogado@gmail.com.

BLOG DO PRISCO

Raimundo Colombo cancela viagem ao exterior
Governador do Estado cancelou a viagem que faria à Europa, onde passaria, com comitiva oficial, duas semanas.
Oficialmente, alega-se motivos de intensa agenda administrativa e política para a permanência de Colombo no Estado. Ele viajaria no dia 20 de maio. Aliás, esta e todas as agendas exteriores estão suspensas até segunda ordem.
Extraoficialmente, a decisão do governador é uma clara retaliação à postura do vice-governador. Eduardo Moreira, aliás, antecipou sua volta de Nova Iorque e chega a Santa Catarina no sábado. Pela agenda original, só retornaria às vésperas do embarque de Raimundo Colombo e assumiria o governo. O clima está tão azedo, que Colombo assim evita passar o cargo ao neodesafeto. Nos bastidores, as informações indicam que o titular não vai procurar o vice. Se for procurado, até aceita conversar.

CONSULTOR JURÍDICO

Justiça brasileira analisou 18 milhões de processos em 2014
Em 2014, a Justiça brasileira analisou cerca de 18 milhões de processos. Esse montante representa 91% da meta de produtividade estabelecida com base no total de ações que ingressaram no Judiciário no ano passado (19,7 milhões, aproximadamente).
Os dados são do relatório de cumprimento das metas nacionais do Poder Judiciário, que foi divulgado na terça-feira (5/5), durante a 1ª Reunião Preparatória para o IX Encontro Nacional do Poder Judiciário. As metas nacionais do Poder Judiciário foram estabelecidas pela primeira vez em 2009, no II Encontro Nacional do Judiciário.
Segundo o levantamento elaborado pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE), 44 dos 90 tribunais, cumpriram 100% ou mais da meta estabelecia. Os magistrados julgaram 1,45% mais ações no ano passado em relação a 2013 e a quantidade de processos que passaram a tramitar nas cortes brasileiras cresceu em ritmo mais lento (1,27%).
O ramo que atingiu o melhor índice de cumprimento da meta foi a Justiça Eleitoral. Ao todo, 20, dos 27 tribunais regionais eleitorais, cumpriram ou superaram 100% da meta. Já a Justiça Militar Estadual julgou 4.403 processos, enquanto 4.023 foram distribuídos ao longo de 2014.
Ao todo, três segmentos da Justiça demonstraram resultado superior a 90% na produtividade: Justiça do Trabalho (95%), tribunais superiores (94%) e Justiça Estadual (92%).