6/12/2017

DC612CCCCCCCC

RAUL SARTORI

TRT
A desembargadora Mari Eleda Migliorini toma posse como presidente do TRT-SC, amanhã. A desembargadora terá como elemento central de sua gestão o fortalecimento da conciliação, instituto determinante, na visão dela, para desafogar o Judiciário e garantir uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. A conferir.

COLUNA PELO ESTADO

Mais uma vitória do governo na Alesc
O governador Raimundo Colombo teve mais uma vitória importante na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Conseguiu a aprova- ção, em primeiro e segundo turno, da extinção da autarquia Administração do Porto de São Francisco do Sul e a rejeição de emendas que alterariam os planos do governo, entre eles, transferir os recursos que estão no caixa do porto para o caixa único. Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura foram algumas das aplicações aventadas para o recurso de R$ 103 milhões.
Na votação de primeiro turno, em sessão ordinária, o placar foi de 27 votos favoráveis e sete contrários. Na de segunda turno, em sessão extraordinária, os números mudaram – 26 votos a favor e oito contra -, mas o resultado foi o mesmo, a aprovação. O governo vinha lutando por esta decisão desde abril, quando o projeto começou a tramitar em regime de urgência. Havia resistências até na própria base. Ontem, Colombo teve reuniões desde a primeira hora da manhã com deputados de seu partido, o PSD, pedindo o voto favorável e definindo a estratégia. Os votos contrários vieram da bancada petista e de dois peemedebistas, deputados Antonio Aguiar e Fernando Coruja.
Os deputados presentes das bancadas do PP, PSDB, PR, PSB, PSC, PDT e PRB, apoiaram o governo. Antes de entrar no auditório da Federa- ção das Indústrias (Fiesc), onde fez uma apresentação no Fórum Regional Estadão -Santa Catarina, Colombo teve uma rápida conversa com a reportagem da Coluna Pelo Estado e falou da “ansiedade” e da “angústia” para fechar as contas. “Está muito pesado. A gente faz o máximo, mas tem um limite físico. Há um cansaço, mas continuo um otimista.”

Curiosidade – Juiz adia audiência para poder assistir ao Grêmio em Mundial de Clubes
Para poder assistir ao jogo do Grêmio na semifinal do Mundial de Clubes na próxima terça-feira (12/12), o juiz gaúcho Marcelo da Silva Carvalho decidiu adiar uma audiência na comarca de Vera Cruz. O objetivo, segundo ele, seria ajudar tanto torcedores como adversários “secadores” no horário da disputa, às 15h (horário de Brasília).
“Às partes, advogados e testemunhas que podem ser Gremistas ou Colorados, aqueles torcedores e estes em tese secadores, não os posso privar, nem mim, de com o olho no trabalho e outro em uma TV, assistirmos ao jogo do Grêmio na semifinal do Mundial”, disse o juiz em despacho.
Em prol da apreciação do tricolor gaúcho, os jurisdicionados teriam de esperar até o dia 22 de janeiro de 2018 para discutir conflito que tramita desde 2015, envolvendo uma empresa de seguros. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, porém, afirma que o juiz desistiu da ideia e manteve a audiência para o dia do jogo.