6/10/2014

DIÁRIO CATARINENSE

Reeleição para ficar na história de SC
Reconduzido ao cargo com 51,36% dos votos válidos, o pessedista Raimundo Colombo realiza um feito inédito no Estado ao se tornar o primeiro governador a vencer duas vezes na primeira etapa do pleito
Consagrado por 1,76 milhão de votos que o tornaram o primeiro governador eleito e reeleito em primeiro turno na história de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) reassume o cargo hoje, às 14 horas, com o desafio de retribuir aos catarinenses a confiança confirmada nas urnas. O desafio foi proposto pelo próprio governador nas primeiras declarações após a vitória.
– Só tenho a agradecer o gesto extraordinário dos catarinenses que nos dão essa oportunidade pela segunda vez. Assim se pode fazer mais e melhor – afirmou Colombo ontem à noite, em Lages, onde recebeu 88,5% dos votos.
Embora o calendário defina que o novo mandato se inicia em 1o de janeiro de 2015, na prática o segundo governo de Colombo começa na tarde de hoje, quando ele retoma o comando do Estado após 30 dias de licença para a campanha eleitoral. Na coletiva que concedeu após a vitória, o governador fez menção especial ao trabalho do interino Nelson Schaefer Martins, presidente do Tribunal de Justiça.
– Tudo que ele fez, eu não teria feito melhor. Vamos continuar trabalhando juntos – afirmou, em referência especial à luta contra as facções que realizaram ataques no Estado nas últimas semanas.

Assembleia rostos conhecidos no legislativo estadual
Apesar da renovação de 40% dos deputados estaduais eleitos, a maioria dos novos legisladores já tem relação com a política e familiaridade com o cotidiano da AL; Gelson Merisio foi novamente o nome mais votado em Santa Catarina
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (AL) terá 16 novos parlamentares a partir do próximo ano. Isso representa uma renovação de 40%. Porém, a maior parte dos ocupantes das cadeiras é formada por nomes já familiarizados com a política.
Os eleitores catarinenses decidiram nas urnas pela reeleição de 24 deputados estaduais, dos 30 que disputavam a reeleição.
O parlamentar mais votado foi Gelson Merísio (PSD), com 119,2 mil votos, seguido por outros três candidatos do mesmo partido, o PSD, José Nei Ascari (72,7 mil votos), Ismael dos Santos (66,8 mil) e Milton Hobbus (66,2 mil).
Dos novos nomes, no entanto, três não são novidade. Mauro de Nadal (PMDB), Maurício Eskudlark (PSD) e Dirce Heiderscheidt (PMDB) já estavam atuando como deputados após assumirem como suplentes durante a atual legislatura.
O PMDB foi o partido com mais candidatos eleitos, 10. Foi seguido pelo PSD, com nove, e pelo PT, com cinco. A base do governo segue forte. São da coligação de Raimundo Colombo, governador reeleito, 24 dos 40 deputados que ocuparão as cadeiras na AL.
A surpresa ficou por conta do PSB, que passa a ter dois deputados. Não tinha nenhum. Se elegeram Patrício Destro, hoje vereador de Joinville, com 19.392 votos, e Claiton Salvaro, com quase 15 mil votos, o candidato com menos votos a assumir uma vaga de deputado nas eleições deste ano.

A definição de todos os deputados estaduais ainda é incerta, embora tenham sido consideradas apuradas 100% das urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Uma urna eletrônica teve problema em Içara e até o fechamento desta edição não estava definido se os votos perdidos seriam anulados ou poderiam ser recuperados.

Câmara Federal – Maioria foi reeleita
Santa Catarina reelegeu ontem 11 dos seus 16 deputados federais. Entre as surpresas estão a votação recordista do ex-governador Esperidião Amin (PP) e a entrada da tucana Geovânia de Sá com pouco mais de 50 mil votos
Além da continuidade no governo do Estado, os catarinenses optaram também por manter a maioria dos deputados representantes de SC na Câmara Federal. Das 16 vagas, 11 são de políticos que se elegeram em 2010. Na eleição passada, foram seis parlamentares federais reeleitos.
O PMDB repetiu o desempenho da Assembleia Legislativa e foi o partido que conquistou o maior número de cadeiras para representar Santa Catarina em Brasília: cinco. Partido do governador reeleito, o PSD ficou em segundo lugar, com três cadeiras. PP, PT e PSDB conseguiram duas vagas cada.
O deputado Federal e ex-governador Esperidião Amin (PP) foi o mais votado na disputa, com 229.668 confirmações nas urnas. Foi a primeira vez que um candidato superou a marca de 200 mil votos em uma disputa para deputado federal em Santa Catarina. Ele foi seguido por João Rodrigues (PSD) e Mauro Mariani (PMDB).
Em 2010, Amin foi o segundo colocado, atrás apenas de Mauro Mariani, que se reelegeu em terceiro lugar agora. As candidatas Carmen Zanotto (PPS) e Geovânia de Sá (PSDB) são as únicas mulheres que vão representar o Estado na Câmara Federal a partir de 2015 e dobraram a bancada catarinense feminina. A tucana foi a surpresa da eleição, entrando com apenas 52.757 votos.

Dário vence para o Senado
Dário Berger venceu Paulo Bornhausen e ficou com a vaga de SC no Senado O ex-prefeito de São José e de Florianópolis se elegeu com 42,79% dos votos válidos (1.290.679), enquanto Bornhausen somou 38,45% dos votos (1.159.968), Milton Mendes (PT) com 14% (428.000 votos).

MOACIR PEREIRA

Justiça
Tribunal de Justiça comemorará 123 anos de instalação no dia 9 de outubro, com solenidade às 17h. Serão homenageados os ministros Teori Zavaski (STF), Francisco Falcão, presidente do STJ, Jorge Mussi, Marco Aurélio Buzzi e Newton Trisotto e os ministros aposentados Hélio Mosimann, Paulo Gallotti e ,in memoriam, o ex-presidente do STF, o catarinense Luiz Gallotti.

Errou
O Ibope anunciou na véspera da eleição que Dilma Rousseff venceria com 38% dos votos em SC. Ficou em segundo lugar com 31%. Aécio Neves, que tinha 28% nas prévias conquistou quase 53% da votação. E Marina Silva, que tinha 19% no Ibope levou 13% dos votos.

CACAU MENEZES

Mais eleição
Terminou uma, começa outra. Na 17a Conferência Estadual dos Advogados, realizada em Brusque, o clima eleitoral contagiou a categoria, porque nos bastidores não se falou em outra coisa a não ser sobre articulações para a eleição da OAB ano que vem. O Serviço Secreto do Cacau apurou que a atual gestão do presidente Tullo Cavallazzi Filho tenta convencer aliados à sua reeleição diante de uma gestão considerada bem- sucedida. Já surgem, porém, nomes como o do vice-presidente Marcus Silva e do tesoureiro Luiz Mario Bratti, apoiados pelo ex-presidente Amauri Silva. Tudo pode mudar muito ainda, mas o processo já começou.

COLUNA RAÚL SARTORI

Fazendo história
No Supremo Tribunal Federal há menos de dois anos, o ministro catarinense Teori Zavascki começa a se notabilizar. Decide liminares em 15 dias e publica seus acórdãos em 23 dias. A rapidez dele também se manifestou no despacho de homologação da delação premiada do corrupto-mor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

CONSULTOR JURÍDICO

Os resultados da votação para governador:
ES Paulo Hartung (PMDB)
PR Beto Richa (PSDB)
DF 2º turno: Rollemberg (PSB) X Jofran Frejat (PR)
RS 2º turno: José Ivo Sartori (PMDB) X Tarso Genro (PT)
MS 2º turno: Delcídio Amaral (PT) X Reinaldo Azambuja (PSDB)
AP 2º turno: Waldez (PDT) X Camilo Capiberibe (PSB)
SP Geraldo Alckmin (PSDB)
SC Raimundo Colombo (PSD)
GO 2º turno: Marconi Perillo (PSDB) X Iris Rezende (PMDB)
PE Paulo Câmara (PSB)
RO 2º turno: Confucio Moura (PMDB) X Expedito Júnior (PSDB)
MA Flavio Dino (PC do B)
TO 2º turno: Marcelo Miranda (PMDB) X Sandoval Cardoso (SD)
PB 2º turno: Cassio Cunha Lima (PSDB) X Ricardo Coutinho (PSB)
AM 2º turno: José Melo (PROS) X Eduardo Braga (PMDB)
MG Fernando Pimentel (PT)
PI Wellington Dias (PT)
MT Pedro Taques (PDT)
SE Jackson Barreto (PMDB)
RJ 2º turno: Luiz Fernando Pezão (PMDB) X Marcelo Crivella (PRB)
CE 2º turno: Camilo (PT) X Eunício (PMDB)
RR 2º turno: Suely Campos (PP) X Chico Rodrigues (PSB)
RN 2º turno: Henrique Eduardo (PMDB) X Robinson Faria (PSD)
BA Rui Costa (PT)
PA 2º turno: Helder Barbalho (PMDB) X Simão Jatene (PSDB)
AL Renan Filho (PMDB)
AC 2º turno: Tião Viana (PT) X Márcio Bittar (PSDB)

Os senadores eleitos:

DF Reguffe (PDT)
ES Rose de Freitas (PMDB)
PR Álvaro Dias (PSDB)
MS Simone Tebet (PMDB)
RJ Romário (PSB)
PA Paulo Rocha (PT)
SC Dário (PMBD)
SP José Serra (PSDB)
GO Ronaldo Caiado (DEM)
PE Fernando Bezerra Coelho (PSB)
MG Antonio Anastasia (PSDB)
PB José Maranhão (PMDB)
TO Kátia Abreu (PMDB)
AM Omar Aziz (PSD)
RO Acir Gurgacz (PDT)
CE Tasso Jereissati (PSDB)
RS Lasier Martins (PDT)
PI Elmano – O veín trabalhador (PTB)
AP Davi Alcolumbre (DEM)
SE Maria do Carmo (DEM)
RR Telmário Mota (PDT)
RN Fátima (PT)
MA Roberto Rocha (PSB)
MT Wellington Fagundes (PR)
BA Otto Alencar (PSD)
AL Collor (PTB)
AC Gladson Cameli (PP)