29/6/2016

SITE CNJ

Tribunal catarinense faz primeira mediação no 2º grau
A Subcoordenadoria de Conciliação de 2º Grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu, neste mês, a primeira audiência de mediação judicial do TJ, conforme previsto na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e suas emendas 01/2013 e 02/2016. A pauta de discussão era uma ação de obrigação de fazer ou não fazer em grau de recurso, distribuída originalmente para a 1ª Câmara Civil, com o envolvimento de vários ocupantes de um loteamento não regularizado em Florianópolis.
Após duas horas e meia de muita conversa, foi possível entabular proposta de suspensão do feito por seis meses, período considerado suficiente para que o autor regularize a titulação do imóvel e dê solução definitiva para o conflito. A sessão, na tarde do último dia 8, no setor de conciliação do tribunal, contou com a participação do procurador do estado atuante na corte, Ezequiel Pires, e do procurador do município, Elton Martinovsky, que se puseram à disposição das partes para esclarecer questões de direito municipal.

DC29-6

DC 29-6

Casamento celebrado em Jurerê Internacional foi financiado pela Lei Rouanet
Um casamento celebrado em maio deste ano em um beach club de Jurerê Internacional, em Florianópolis, é um dos alvos da Operação Boca-Livre, deflagrada nesta terça-feira pela Polícia Federal. A festa dos noivos Felipe Amorim e Caroline Monteiro, supostamente financiada pela Lei Rouanet, ocorreu no300 Beach Club. Fotos disponíveis num site de imagens de casamentos mostram desde os preparativos da noiva até a apresentação de sertanejos durante a celebração.
Segundo informações publicadas no site O Globo, o casal teria, segundo investigadores, parentesco com Antonio Carlos Bellini, dono da Bellini Cultural, principal ponta do esquema de fraudes na Lei Rouanet e alvo da Operação Boca-Livre. Antonio Carlos e De acordo com uma publicação do site ConstanceZahn.com, voltado para noivas, os dois se conheceram numa viagem para Bariloche, na Argentina. Ela ainda morava em Roraima, e ele, em São Paulo.
Quando o romance virou namoro, Caroline passou a morar em Santa Catarina. Assim, Florianópolis virou o pano de fundo de parte do relacionamento. O pedido de casamento, no entanto, ocorreu em Santorini, na Grécia, em 2014.
Já nas primeiras conversas sobre o casório, informa o site, o casal decidiu que a celebração deveria ocorrer na praia. A organização do evento durou um ano e oito meses, definindo Jurerê como local.
O fim de semana de comemorações foi registrado numa produção de alto nível, focando momentos antes, durante e depois da celebração do casamento — o ministro da Justiça,Alexandre de Moraes, chamou o evento de “uma festa boca-livre que nós pagamos”, criticando o que viu nas imagens da produção.a sua mulher foram presos em São Paulo.

VISOR

VISOR 29-6

MOACIR PEREIRA 29-06

Gilmar Mendes lança livro sobre gestão pública com texto de Michel Temer
Com textos do presidente interino Michel Temer; do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual secretário paulista de Educação, José Renato Nalini; dos juristas José Afonso da Silva e Marçal Justen Filho, entre outros, o livro Gestão Pública e Direito Municipal: Tendências e Desafios será lançado nesta quarta-feira (29/6). A obra é organizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, e pelo advogado Rafael Araripe Carneiro.
O evento de lançamento ocorre após o encerramento do 6º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública, em Brasília.

Em noite de sucesso, ministro Luís Roberto Barroso lança obras em Brasília
A Editora Migalhas lançou nesta segunda-feira, 27 de junho, em Brasília, as obras “A Vida, o Direito e algumas Ideias para o Brasil” e “Migalhas de Luís Roberto Barroso”. Aproximadamente mil pessoas participaram do prestigiado evento.
Compilando discursos de formatura, páginas de sentimento, como diz o autor, além de conferências realizadas nos últimos anos, a obra “A Vida, o Direito e algumas ideias para o Brasil”, escrita pela caneta do ministro do STF Luís Roberto Barroso, traz algumas das perspectivas que marcaram – e ainda norteiam – sua trajetória.
“Migalhas de Luís Roberto Barroso”, por sua vez, é uma coletânea de saborosas frases retiradas da extensa bibliografia do jurista, admirado por seu sensível olhar sobre a vida, e por propor soluções originais, dotadas do sopro da modernidade.