DIÁRIO CATARINENSE
Ibope – Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no segundo turno
Na primeira pesquisa Ibope após a entrada de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial, a ex-ministra chega a 29%, ultrapassando Aécio Neves (PSDB) e alcançando a segunda colocação. O candidato tucano tem 19%, e a presidente Dilma Rousseff (PT) segue liderando, com 34%. A sondagem foi encomendada pelo jornal Estado de S. Paulo e TV Globo.
A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Não há empate técnico no primeiro turno porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%.
O Pastor Everaldo (PSC) marcou 1%, mesmo porcentual de Luciana Genro (PSOL). Os outros candidatos não chegaram individualmente a 1%, mas juntos somam 1%. A soma dos adversários de Dilma dá 51%, 17 pontos a mais do que os 34% da presidente, dados que indicam a realização de segundo turno.
Embora o cenário de primeiro turno testado agora seja diferente do da pesquisa anterior (que tinha Eduardo Campos), percebe-se que Marina, ao entrar na disputa, tirou eleitores de tudo e de todos: Dilma e Aécio perderam quatro pontos cada um; os nanicos perderam três pontos; a taxa dos que anulariam ou votariam em branco está seis pontos menor; e há três pontos a menos de indecisos.
Dia 18 o Datafolha divulgou a primeira pesquisa. O levantamento mostrava Dilma com 36%, Marina, com 21% e Aécio, com 20%.
UFSC Servidores novamente em greve
Funcionários querem diminuir jornada de oito para seis horas e, em vez de cruzar os braços, estão fazendo nova escala de atendimento à comunidade. Reitora diz que pedido só poderia ser atendido com alteração na lei
Menos de dois meses após o fim de uma greve que se estendeu por 104 dias, servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão novamente com suas rotinas de trabalho alteradas. Dessa vez, entretanto, a greve é diferente: trabalhadores organizaram a escala de forma a manter os setores abertos nos três turnos, sem fechar ao meio-dia, exigindo a redução da carga horária semanal de 40 para 30 horas semanais. A reitoria afirma que as oito horas diárias são uma exigência legal e que a instituição não tem autonomia para diminui-las.
A movimentação tem como principal interesse pressionar a reitoria pela alteração nas jornadas de trabalho. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da universidade (Sintufsc), é possível reduzir a carga horária dos técnicos e ainda assim ampliar o atendimento aos estudantes para 12 horas.
Só será possível contabilizar o número de técnicos que aderiram à greve após a análise dos livros-ponto, que devem ser entregues pelo gestor de cada unidade até o nono dia útil do mês seguinte.
Vírus afasta governador
Raimundo Colombo tem herpes-zóster. Está com o olho inchado e toma medicamentos
O governador Raimundo Colombo (PSD) foi submetido no início da tarde de ontem a mais uma avaliação médica por conta da herpes-zóster. O vírus afetou a região ocular esquerda do seu rosto. O candidato que tenta reeleição começou a apresentar sinais de melhora, mas continua em repouso em casa. Durante a semana, Colombo – que ainda está com o olho inchado e toma medicamentos com antiviral, anti-inflamatório e analgésico – ficará sob supervisão do médico oftalmologista Ernani Luiz Garcia, do Hospital de Olhos de Florianópolis, que recomendou repouso absoluto por cinco dias.
– Ele apresentou hoje melhora do quadro sistêmico, porém ainda necessita de cuidados especiais e repouso absoluto. Está sendo avaliado diariamente – escreveu o médico. (…)
Colombo interrompeu a agenda de encontros no sábado à tarde, logo após reunião em Concórdia. Depois voltou a Florianópolis, onde começou o tratamento médico ainda no fim de semana.
VISOR
Navalha na carne
Uma das linhas de investigação que ganha força no caso do desaparecimento das armas e drogas da 2a DP da Capital é que a ação teve algum tipo de participação de policiais.
Aliás
A ordem que partiu da delegacia geral em reunião realizada segunda-feira à noite é para apurar a autoria dos crimes “doa a quem doer”.
CACAU MENEZES
Quem vem
Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa estará em Tubarão no dia 19 de setembro, para falar aos estudantes de Direito da Unisul sobre O poder e a ética no Brasil. A palestra será aberta à comunidade.
JORNAL NOTÍCIAS DO DIA
Marina Silva passa Dilma Rousseff e Aécio Neves em Santa Catarina
Pesquisa do instituto Mapa, contratada pelo Grupo RIC
Veja mais em:
http://www.ndonline.com.br/florianopolis/eleicoes2014/193819-em-santa-catarina-marina-silva-passa-dilma-rousseff-e-aecio-neves.html
SITE OAB/SC
OAB/SC abre inscrições para a 17ª Conferência Estadual dos Advogados, em Brusque
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina realizará a 17ª Conferência Estadual dos Advogados, de 21 a 23 de setembro, em Brusque, no Vale do Itajaí. O evento, que trará ao Estado juristas renomados como Miguel Reale Júnior, Gisela Gondin Ramos, Antônio Mariz e Cláudia Lima Marques, é aberto a advogados, jovens advogados e estudantes de Direito, e debaterá o tema “Ética e Direito: caminhos para a justiça, pacificação e sustentabilidade”.
A desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cepevid – Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, estará entre os palestrantes. Representante do Quinto Constitucional da OAB, a magistrada já foi corregedora e vice-corregedora-geral da Justiça, ouvidora judicial, membro da Comissão de Concurso para o Cargo de Juiz Substituto, membro do Comitê Catarinense de Desarmamento Voluntário e presidente do Conselho de Administração do Fundo de Conta Única.
CONSULTOR JURÍDICO
Pesquisa mostra que 94% dos tribunais do país usam redes sociais
Pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça mostra que 94% dos tribunais do país utilizam ferramentas de redes sociais para a divulgação de suas ações. O Twitter é a plataforma mais utilizada (91% dos tribunais), seguido pelo Facebook (72%), pela rede de compartilhamento de fotos Flickr (65%), pelo YouTube (42%) e pelas plataformas Instagram e Google Plus (12% cada). O levantamento do Centro de Estudos Temáticos de Administração Pública foi respondido por 86 dos 91 tribunais brasileiros, entre junho e julho. Os números foram apresentados no II Workshop de Redes Sociais do Poder Judiciário.
De acordo com a pesquisa, um terço do conteúdo publicado pelos tribunais apenas replicam notícias dos sites oficiais. Em 27% dos casos, trata-se de divulgação de campanhas institucionais e, em 19%, propaganda de eventos. Em 69% dos casos, não há planejamento por parte das cortes na utilização das redes sociais e metade deles não utilizam qualquer tipo de medição de engajamento ou alcance do conteúdo publicado. Para a editora de conteúdo digital do CNJ, Patrícia Costa, o objetivo da pesquisa é saber justamente onde os tribunais podem melhorar.
Liminar do CNJ suspende pagamento de auxílio-moradia a juízes do RN
Magistrados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que já possuem residência própria na região tiveram seus auxílios-moradia suspensos pelo Conselho Nacional de Justiça. Em decisão liminar, a conselheira Ana Maria Duarte Amarante Brito afirma que, devido aos valores significativos do auxílio-moradia, há a possibilidade de prejuízo e de grave repercussão.
Na liminar, a conselheira apontou que o Supremo Tribunal Federal decidiu (no Mandado de Segurança 28.024), que o fato de o magistrado possuir residência própria na comarca onde exerce suas funções jurisdicionais permite vislumbrar, em princípio, a desnecessidade de pagamento dessa ajuda de custo, o que resulta em observância ao princípio da moralidade e em economia de gasto de recursos públicos.
O auxílio-moradia está previsto no artigo 65 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e na Constituição do estado do Rio Grande do Norte e assegura aos magistrados o direito a um imóvel funcional na localidade de exercício de trabalho ou, na impossibilidade disso, o recebimento de uma ajuda de custo para a moradia. Os valores do benefício variam entre R$ 3 mil a R$ 6 mil, conforme a região da Justiça.
A liminar dada pela conselheira Ana Maria suspende a Resolução 31, de 2014, do TJ-RN, que determina o pagamento do auxílio-moradia. A conselheira entendeu que o benefício não pode ser concedido de forma irrestrita a todo e qualquer magistrado e que visa justamente a suprir faltas específicas, existentes em determinadas cidades, com relação a determinados magistrados.
A liminar será ainda apreciada pelo Plenário. A próxima sessão do Conselho está marcada para 2 de setembro. A concessão de auxílio-moradia ainda não foi analisada em seu mérito no CNJ.