27/7/2016

DC2772016DC27720162

MOACIR PERERIA (Renato Igor – Interino)

MOACIRPEREIRA2772016

NOTÍCIAS DO DIA

ND2772016ND27720161

SITE REVISTA W3

Justiça determina reabertura do Hospital de Timbé
Uma ação civil pública em caráter de urgência proposta pela promotora da 1ª Vara de Turvo, Juliana Ramthun Frasson, promoveu a decisão do juiz Manoel Donisete de Souza em atender parte da demanda da ação nº 0900055-87.2016.8.24.0076, visando chegar a uma solução para a crise econômica e consequente fechamento do Hospital Santo Antônio, em Timbé do Sul, que encerrou as atividades depois de 45 anos de atendimento no dia 05 deste mês.
A situação chamou a atenção da promotora, que no dia seguinte ao encerramento das atividades do hospital, passou a investigar o caso e ouviu vários depoimentos, inclusive o do prefeito Eclair Alves, que segundo a promotora, não vem oferecendo à população o atendimento emergencial e de urgência 24 horas no município, nem manteve o convênio com o hospital, de R$ 20 mil por mês, deixando assim de garantir o pagamento dos médicos plantonistas. Outro apontado como responsável pela promotoria é o Estado, que além de ser constitucionalmente responsável pela manutenção do atendimento de média e alta complexidade no âmbito do SUS, deixou de repassar um convênio assinado em dezembro do ano passado na ordem de R$ 200 mil, que acabou complicando ainda mais a situação econômica do Hospital, que no dia em que fechou suas portas, estava com os salários dos funcionários com 9 meses de atraso.
Na decisão proferida nesta terça-feira, 26, pelo juiz da Vara única de Turvo, Manoel Donisete de Souza, ficou determinado que o Estado terá cinco dias úteis, após a notificação, para acertar a pendência financeira referente ao convênio não cumprido, no valor de R$ 200 mil, e além de determinar que em cinco dias após a citação, o município retome o contrato com a Associação mantenedora do Hospital, visando a garantia do repasse na manutenção do hospital, que na leitura do Magistrado, serve como compensação pela ausência de serviço de atendimento médico de urgência e emergência e atendimento 24 horas, que seriam obrigação do município, que não dispõe desses serviços, e depende do Hospital Santo Antônio para o atendimento de saúde com qualidade para os munícipes de Timbé do Sul. Segundo a decisão, após o cumprimento das obrigações da prefeitura e do Estado, o Hospital deverá reabrir as portas ao atendimento da população no prazo de três dias úteis.

Justiça Eleitoral proíbe plebiscito separatista na região Sul do país
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina proibiu o plebiscito que pretendia saber dos cidadãos dos três estados do Sul do país se eles gostariam de se separar e formar uma nação independente. A consulta pública informal é organizada pelo movimento O Sul é Meu País. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
O grupo separatista pretendia obter 1 milhão de votos (equivalente a 5% do eleitorado da região Sul) para pleitear a separação. A votação seria promovida no mesmo dia das eleições municipais, e as urnas, instaladas a poucos metros dos locais de votação.
Porém, a ideia é considerada um delito, segundo o TRE-SC. A incitação à separação territorial é citada no artigo 11 da Lei 7.170/1983, que define as violações relacionadas à segurança nacional, à ordem política e social. A punição para esse tipo de delito varia de 1 a 4 anos de prisão.
Responsável pela decisão, o desembargador eleitoral Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu também pediu à Polícia Federal que investigue a vontade do grupo de se separar do restante do país. A mudança de incitação à separação para tentativa propriamente dita também aumenta a pena, que varia de 4 e 12 anos.
A decisão do TRE-SC alcança também o nome da consulta, que não poderá ser chamada de plebiscito. Segundo o desembargador, esse tipo de pleito é exclusivo do Executivo e do Legislativo, e o uso desse termo pode confundir a população, levando-a a acreditar que se trata de algo oficial.

TRT-10 testa sustentação oral por videoconferência para advogados fora da sede
Nesta quarta-feira (27/7), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) fará sua primeira experiência de julgamentos com sustentação oral por videoconferência. Durante a sessão da 1ª Turma, advogados que atuam em processos de Palmas, no Tocantins, poderão fazer sustentação oral a distância sem necessidade de deslocamento até a capital federal. Hoje, profissionais da cidade ficam obrigados a viajar para Brasília. A corte diz que, se o projeto-piloto obtiver êxito, estenderá a prática para outras sessões e também para ações que correm em outros municípios do Tocantins.