24/1/2017

DIÁRIO CATARINENSE

DC241

DC241A

MOACIR PEREIRA

MOACIR PEREIRA241

 

RAUL SARTORI

Migração
Dezesseis novos juízes substitutos, aprovados no último concurso do Tribunal de Justiça de SC, foram empossados quinta-feira. O TJ, numa iniciativa incomum, resolveu publicar a cidade de nascimento dos novos magistrados. Há cerca de 10 anos, em tais certames mais de 80% eram catarinenses. Agora acontece o contrário: dos 16 apenas sete são nascidos no próprio Estado.

SITE GOVERNO DE SC

Segurança de Santa Catarina ganha reforço de mais 114 novos policiais civis
O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, participam nesta terça-feira, 24, em Florianópolis, da formatura de 106 novos agentes e oito delegados da Polícia Civil. A cerimônia será realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, na SC-401, às 10h.
O grupo iniciou a formação ano passado e, por quatro meses, passou por treinamentos teóricos e práticos na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Canasvieiras. Para o planejamento da distribuição desses novos policiais, utilizaram-se critérios técnicos baseados na quantidade de procedimentos policiais das delegacias pertencentes à diretoria de Polícia de Fronteira (Difron), diretoria de Polícia do Interior (DPOI) e diretoria de Polícia do Litoral (DPOL), incluindo número populacional, boletins de ocorrência registrados e índices criminais, tais como homicídio, furto e roubo.
O delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, destacou a importância destes novos profissionais da Segurança Pública nos quadros da Polícia Civil. “Serão policiais altamente capacitados e treinados para garantir uma melhor qualidade em nossos atendimentos”, concluiu.
Em novembro do ano passado, foram formados em Santa Catarina 356 novos policiais civis: 58 delegados e 298 agentes de polícia. Nestes quase sete anos de gestão, a área de Segurança Pública recebeu o acréscimo de mais de 6,5 mil servidores distribuídos entre as instituições que compõem o sistema de Segurança Pública. Na Polícia Civil, foram nomeados cerca de 1,1 mil novos profissionais entre delegados, escrivães, psicólogos e agentes.

CONSULTOR JURÍDICO

Presidente da subseção de Diamantino da OAB-MT é preso por corrupção
O presidente da subseção de Diamantino da seccional do Mato Grosso da OAB, Pérsio Oliveira Landim, foi preso nesta sexta-feira (20/1), em Santo Antônio do Leverger, por tentativa de falsidade ideológica e corrupção ativa, segundo o site G1.
De acordo com a Polícia Civil do MT, Landim tentou anular o contrato de hipoteca da fazenda de um cliente dele. Como o tabelião se recusou a aceitar a certidão assinada pelo advogado, este o ameaçou dizendo que, se não o fizesse, um veículo de imprensa poderia publicar reportagens com supostas irregularidades do cartório.
A polícia também disse que esse cliente ofereceu sua fazenda em garantia em 2013 para obter um financiamento de R$ 22 milhões. Porém, ele não quitou o empréstimo, e teve seu imóvel executado pelo banco.