23/2/2015

Novos focos de tensão em SC
Agricultores se unem à manifestação de caminhoneiros, pontos de bloqueio aumentam e indústrias se preocupam com possibilidades de prejuízo ao abastecimento em SC
O comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vê como preocupante o avanço do protesto dos caminhoneiros em pelo menos 10 pontos de rodovias federais em Santa Catarina e avalia o envio de reforço no policiamento para o Extremo-Oeste hoje. Ontem, o movimento avançou para o Planalto Norte e Meio-Oeste.
As informações da PRF indicam que há regiões em que apenas automóveis estão autorizados a cruzar pela rodovia, cargas perecíveis e de animais, além de ambulâncias. Na BR-158, em Cunha Porã, no Extremo-Oeste, chegou a haver interdição total da rodovia na tarde de ontem, inclusive com a proibição da passagem de veículos de passeio. Com isso, os motoristas precisaram usar desvios alternativos. Balanço preliminar indica que chega a 600 o número de caminhões parados em Santa Catarina.
– Estamos acompanhando para saber quem está por trás disso, pois temos informações que os bloqueios não estão sendo feitos apenas por caminhoneiros e há também casos de caminhoneiros que não querem aderir. Resta então saber se é um movimento legítimo ou forçado – afirmou o inspetor Luiz Graziano, chefe de comunicação da PRF em SC.
Ele diz que a PRF não descarta o uso da força para liberar a passagem em rodovias federais. A situação mais preocupante aconteceu sábado em Xanxerê, quando um caminhoneiro tombou após furar o bloqueio na BR-282. O motorista do caminhão levava frutas e verduras e passava devagar pelo acostamento com carros de passeio quando manifestantes partiram para cima da cabine. Assustado, o condutor acabou tombando o caminhão e fraturou a clavícula.
Governo do estado avalia situação
O impacto do bloqueio das rodovias na economia em SC será tema de uma reunião hoje entre o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, e o governador Raimundo Colombo. O secretário considera justas as reivindicações sobre valor do frete, que ficou com maior defasagem desde o aumento do diesel, mas não concorda com radicalização:
– Temos que garantir o direito de ir e vir das pessoas – destaca.
Sopelsa afirma ter entrado em contato com os comandos das polícias rodoviárias estadual e federal e ter sido informado que a situação estava sob controle. Sobre como o Estado irá agir, caso o bloqueio continue, ele defende o diálogo. Hoje, em São Miguel do Oeste, haverá uma reunião entre os caminhoneiros e setores ligados ao transporte.

Educação
Do secretário Eduardo Deschamps, via e-mail: “Gostaria de informar que a Secretaria da Educação mantém o propósito de realizar este ano um novo concurso para o magistério, incluindo vagas de Assistentes Técnico Pedagógicos e Assistentes de Educação para as escolas. A nova carreira e a medida provisória dos ACTs, se aprovadas, garantirão o cumprimento da lei do piso e a descompactação da carreira, tão almejada pelos professores, dentro da expectativa de aumento de receitas previstas para este ano. Assim, contribuiremos para que o Estado de SC atenda aos limites da lei de responsabilidade fiscal, permitindo que o concurso seja realizado.”

Curtas
Será hoje, às 15h, a posse do advogado Carlos Adauto Virmond Vieira no cargo de secretário de Assuntos Internacionais.

COLUNA RAÚL SARTORI

Freud explica
A absurda briga entre os Bombeiros Militares e Bombeiros Voluntários em vários municípios de SC chega às raias do absurdo, como em Joinville. O Ministério Público não têm aceito a vistoria feita pelos voluntários nas empresas. Só dá crédito às realizadas pelos militares, absolutamente iguais às dos voluntários. A confusão é imensa.

Detalhes
Deprime e revolta o contribuinte saber que 36 deputados estaduais gastaram R$ 213,9 mil em diárias durante o recesso da Assembleia Legislativa, em dezembro e janeiro. Só um deles, Altair Guidi, gastou mais de R$ 15 mil para fins privados. Perguntas inevitável: suas excelências irão devolver? Isso de chama improbidade.

Concurso
Foi autorizado sexta-feira o lançamento de edital para a seleção, ainda nesse ano, de 500 policiais militares, com vencimento básico de R$ 3.879,99. As inscrições deverão ser abertas no início do março.

Promotor de Justiça é baleado em frente à promotoria em Minas Gerais
O promotor de Justiça de Monte Carmelo (MG), Marcus Vinícius Ribeiro, foi baleado na noite deste sábado (21/2) em frente à sede da Promotoria, onde ele trabalhava no plantão. O estado de saúde dele é grave, mas estável.
Em nota, o Ministério Público da União manifestou profunda consternação com o atentado sofrido pelo promotor. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, orientou dois procuradores da República sediados em Uberlândia a prestarem todo apoio institucional que possa ser dado para o caso.
Segundo o Ministério Público, o episódio demonstra como os agentes públicos que se dedicam ao combate à corrupção e desvios de dinheiro da população estão vulneráveis às reações violentas de pessoas que são flagradas cometendo crimes, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. “É preciso cuidado e atenção de todos os órgãos de segurança para que os membros das instituições que defendem a sociedade brasileira não venham a se tornar cada vez mais vítimas de criminosos”, diz a nota.
De acordo com o jornal Estado de Minas, dois suspeitos do crime estão presos, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Valdelei José de Oliveira e o filho dele, Juliano Aparecido de Oliveira. Segundo a Polícia Civil, o ex-parlamentar é o mentor do crime e o outro preso executou a tentativa de homicídio.
Segundo o delegado, pai e filho negaram o crime, mas teriam motivos para praticá-lo. O ex-vereador foi alvo de denúncia do promotor em 2013 por envolvimento em fraudes de licitações na Câmara. Valdelei teve prisão decretada e foi procurado durante a operação feliz ano novo em dezembro daquele ano. O delegado já enviou à Justiça o pedido de prisão preventiva.