20/11/2017

DIÁRIO CATARINENSE

DC1911EEEEEEEEE

NOTÍCIAS DO DIA – FÁBIO GADOTTI

DC1911FFFFFFFFFF

 RAUL SARTORI

Corda bamba
O episódio da prisão do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, em setembro, e sua manutenção por 30 horas numa cela após ter sido algemado, ter os pés acorrentados e, nu, submetido a revista íntima, pode custar caro à delegada da Polícia Federal em SC, Érika Marena. Não só pelo fato em si, mas acrescido com o suicídio do professor e por não se ter até agora fatos concretos decorrentes das investigações que supostamente envolveriam Cancelier. Nesta terça-feira o novo diretor geral da Policia Federal, Fernando Segóvia, comunicará a troca na chefia de pelo menos 10 das 27 superintendências. Não será surpresa se houver substituição na de SC.

Audiência pública
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realiza audiência pública amanhã para analisar as circunstâncias que levaram Cancellier à morte. Foram convidados Claudio Lamachia, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; José Sérgio da Silva Cristóvam, conselheiro estadual da OAB-SC; Diana Dias Sampaio, secretária-geral da Associação Nacional dos Técnicos de Nível Superior; Luis Eduardo Acosta, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; e Juliano Scherner Rossi, procurador federal junto a UFSC.

Mobilidade
A intenção é boa mas deve ser vetado integralmente pelo governador Raimundo Colombo, por ser inconstitucional – o Legislativo, por sua conta, não pode aprovar iniciativas que criam despesas para o Executivo – projeto de lei que cria no âmbito estadual programa de cadeira de rodas motorizada, destinado às pessoas com distrofia muscular progressiva.