14/9/2015

COLUNA RAÚL SARTORI (Publicada em dezenas de jornais do interior de SC)

Festival de insensatez
Ao propor ao TJ-SC que centralize medidas de interdição de unidades prisionais, a Procuradoria Geral do Estado citou um exemplo real do absurdo que acontece hoje em petição envolvendo um preso em flagrante em Araquari. Como a cidade não conta com unidade prisional, teria que ser transferido para alguma unidade próxima, em São Francisco do Sul, Barra Velha, Joinville ou Jaraguá do Sul. Porém, em razão de diferentes decisões administrativas, nenhuma destas unidades prisionais pode recebê-lo, da mesma forma que nas comarcas de Mafra, Canoinhas e Rio do Sul. Assim, tem que ser transferido para Curitibanos ou Chapecó, a centenas de quilômetros de distância, colocando em risco sua integridade física e dos agentes penitenciários pelas estradas, além de inviabilizar o contato do preso com sua família.

Julgamento do caso Bocelli volta à pauta do TCE
Corte pode decidir se condena ou absolve os envolvidos a devolverem os R$ 2,5 milhões gastos no espetáculo do tenor italiano que nunca ocorreu
O caso do tenor Andrea Bocelli, que não realizou o espetáculo previsto para comemorar o final do ano de 2009 em Florianópolis, está na pauta do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de hoje. A Corte pode decidir se condena ou absolve os envolvidos a devolverem a quantia de R$ 2,5 milhões, com correção monetária, gastos no show fantasma do músico italiano.
Na sessão do Tribunal da quarta-feira da semana passada, quando se esperava uma decisão sobre a matéria que se arrasta há quase seis anos, o conselheiro Julio Garcia pediu vista ao processo, mas prometeu devolvê-lo até domingo para a relatora, conselheira Sabrina Iockel.
Durante a sessão que adiou o julgamento, a relatora lembrou que o caso Bocelli já havia sido retirado da pauta em outras cinco ocasiões. Ela entendeu que a deliberação deveria continuar. Garcia, no entanto, atendeu ao pedido de uma das partes acusadas – que não compareceu à sessão por motivo de doença e solicitou a remarcação da data – e achou melhor adiar mais uma vez o julgamento para não prejudicar a defesa.
Por causa de um pedido do Ministério Público de Contas, o processo já se tornou uma Tomada de Contas Especial, e prevê a devolução do dinheiro mais aplicação de multas em caso de condenação. Segundo o procurador Aderson Flores, os suspeitos não tomaram nenhuma providência que resguardasse a prefeitura de eventuais danos ao erário público nas negociações com a empresa que traria o cantor para uma apresentação gratuita em Florianópolis.
Um dos suspeitos é o senador e ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger. Sua advogada, Karina Berger, afirma que irá sustentar defesa oral durante o julgamento, mas preferiu não dar detalhes que comprometessem sua estratégia. O mesmo disse o advogado Francisco Ferreira, que faz a defesa do ex-secretário municipal de Turismo Mario Cavalazzi.

MOACIR PEREIRA

O excepcional legado de Eggon Silva
Muito se escreveu nas redes sociais ontem, e muito ainda Santa Catarina e o Brasil falarão sobre o singular exemplo e o excepcional legado do empresário Eggon João da Silva, falecido em Jaraguá do Sul.
Ele tinha uma biografia única. Em primeiro lugar, por ter fundado com os amigos e sócios Geraldo Werninghaus e Werner Ricardo Voigt aquela que se transformaria na maior fábrica de motores elétricos da América Latina e uma referência mundial de qualidade e tecnologia no mundo inteiro. Seu nome estará imortalizado pela letra “E” da WEG, além dos empreendimentos que recuperou, aprimorou e enriqueceu com seu qualificado comando (caso da Perdigão na década de 90) ou participação ativa nos Conselhos de Administração.
Será lembrado pela habilidade com que liderou projetos inovadores nos mais diversos segmentos e produtos de Santa Catarina e do Brasil.
Ganhará destaque durante muito tempo por constar na seleta lista dos brasileiros mais ricos, segundo a relação da revista Exame divulgada recentemente.
Sua atuação fica eternizada, sobretudo, pela atenção que sempre deu a todos os colaboradores, aos trabalhadores em geral e à comunidade de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina. Jaraguá representa hoje o melhor exemplo de integração dos empresários com sua população, atuando lado a lado, contribuindo com todos os eventos, porque Eggon Silva e outros industriais sempre tiveram um conceito moderno de responsabilidade social, presença constante e forte participação em tudo.
Finalmente, a imagem sempre serena de um homem simples e amável, que tratava todos por igual. Arrogância, pedantismo, empáfia, vaidades e soberba eram palavras inexistentes em seu dicionário. Muito ao contrário: era discreto, humilde e preciso nas intervenções, algumas das inúmeras virtudes que marcaram sua vitoriosa trajetória pessoal, familiar e empresarial.

FOLHA DE S.PAULO

Auxílio-educação
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro iniciou, na terça-feira (8/9), o pagamento de um auxílio-educação a funcionários que tenham filhos entre 8 e 24 anos. Com a medida, passam a ser sete os benefícios concedidos a juízes e desembargadores lotados no TJ-RJ. O impacto do novo benefício no orçamento do tribunal será de R$ 130 milhões em 2016, segundo o próprio TJ.