PGE/SC promove palestra sobre saúde mental para colaboradores

Iniciativa faz parte das ações executadas durante o Setembro Amarelo

Dezenas de colaboradores da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) – procuradores, servidores, estagiários, residentes jurídicos e terceirizados – participaram nesta quarta-feira, 11, da palestra “Interferência das telas na saúde mental: como amenizar os efeitos”, proferida pela psicóloga e pedagoga Gelva Della Giustina. A atividade faz parte das ações implementadas pelo órgão em alusão à campanha Setembro Amarelo, que propõe prestar atenção à condição emocional das pessoas. Ao longo do mês, os prédios sede e anexos da instituição, em Florianópolis, estão iluminados em tons de amarelo.

Durante a abertura do evento, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, ressaltou a importância da iniciativa. “Nós vivemos em ‘microambientes’ e o trabalho é um daqueles onde mais permanecemos. É importante jogar luz sobre este tema para melhor interagir com o outro, que pode estar precisando de ajuda”, disse.

Procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos da PGE, Ezequiel Pires, durante abertura do evento – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

Depois, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, agradeceu a presença dos participantes em uma atividade que “fortalece o espírito de pertencimento do qual o corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião, tanto fala”. Ele disse que iniciativas assim tendem a proporcionar melhorias para todos.

Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, antes do início da palestra – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

Em seguida, a psicóloga e pedagoga iniciou a sua apresentação. Ela relembrou que a evolução tecnológica traz benefícios, mas também oferece riscos – como o estabelecimento de relações de dependência com as redes sociais, por exemplo.

Dezenas de colaboradores da PGE/SC acompanharam a palestra – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

– A perda de foco com uma notificação que aparece no celular compromete a memória, a produtividade, e desperdiça tempo; afinal, o cérebro leva até 25 minutos para chegar ao mesmo nível de atenção em que estava antes de sermos interrompidos. Além disso, estudos de instituições internacionais apontam que as curtidas e os comentários tão buscados nas redes sociais provocam os mesmos efeitos prazerosos na mente humana que os causados por cocaína e outras drogas. É importante saber disso e, principalmente, estar disposto a ouvir e entender o outro, que pode estar precisando de ajuda – afirmou.

Ao final do evento, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, e a servidora Patrícia Ferreira, uma das idealizadoras da atividade, entregaram uma flor como agradecimento à palestrante.

Servidora Patrícia Ferreira e procurador Ezequiel Pires entregam homenagem à psicóloga Gelva Della Giustina – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

A palestra também foi transmitida ao vivo pelo canal da PGE/SC no YouTube.

Veja outras fotos do evento aqui: https://photos.app.goo.gl/5DJRBxSUVi9DP3aHA

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430