PGE/SC homenageia fundador do órgão em evento na Serra catarinense

Atividade faz parte das comemorações pelos 40 anos de criação da Procuradoria, celebrados em 2022

Nesta quarta-feira (25) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) sobe a Serra catarinense para prestar homenagem ao seu fundador. A Sessão Solene que ocorrerá no Fórum da comarca de São Joaquim contará com a presença de toda a direção da instituição, procuradores do Estado e servidores, e é uma das atividades previstas no cronograma de ações alusivas aos 40 anos do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina, a serem completados em 28 de junho.

No ato, o advogado joaquinense Antônio Hugen Nunes será homenageado. Ele foi o criador da PGE/SC e o primeiro procurador-geral do Estado, conforme designação do governador Henrique Córdova – que chefiou o Executivo estadual entre maio de 1982 e março de 1983, e em junho do primeiro ano, determinou a instalação de um escritório de advocacia pública que defendesse os interesses dos catarinenses. A oficialização da Procuradoria-Geral do Estado veio com a promulgação da Emenda Constitucional nº 16, de 28 de junho de 1982. A data marca o aniversário da instituição e o dia do procurador do Estado.

A solenidade desta quarta-feira faz parte do projeto PGE 40 anos, cujo planejamento começou há mais de um ano. Executadas desde maio, as ações contemplam o lançamento, ocorrido no começo do mês, da nova identidade visual e do hotsite comemorativo, que resgata por meio de fotos, vídeos e depoimentos, a história da Procuradoria, e as visitas às Regionais da PGE/SC. Também estão marcadas uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no dia 28 de junho; e um simpósio no Centro Integrado de Cultura (CIC) nos dias 29 e 30, com o lançamento do documentário Direito à História, que entrevistou todos os ex-procuradores-gerais e cujo teaser já está disponível. A série de vídeos PGE 40 Anos | Memórias também oferece ao público depoimentos de pessoas importantes que passaram pela Procuradoria e contam o que viveram ao longo destas quatro décadas.

Antônio Hugen Nunes, fundador da PGE/SC, em entrevista para o projeto Memórias

Outros destaques da programação são o lançamento da revista comemorativa da PGE/SC e palestras de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atividades que ocorrerão durante o simpósio.

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, considera que essas atividades “valorizam o passado da Procuradoria e viabilizam o planejamento do futuro”, ao aproximar ainda mais os colaboradores.

– Nos 40 anos da PGE/SC, planejamos ações baseadas em três pilares temporais – que são justamente o passado, o presente e o futuro. Executadas, elas nos permitem perenizar as conquistas obtidas para todos os catarinenses, modernizar nossa atuação e caminhar rumo a uma advocacia pública ainda mais eficiente, focada na defesa dos interesses do nosso Estado – afirmou.

Após a solenidade de homenagem ao fundador da PGE/SC, o roteiro prevê visitas e reuniões com os servidores e procuradores que atuam nas Regionais de Lages, Joaçaba, Curitibanos e Caçador. Esses encontros já ocorreram nas regiões Sul, Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, e vão continuar até o início do próximo mês.

Serviço – Sessão Solene de homenagem ao fundador da PGE/SC

Quando: quarta-feira, 25 de maio, às 19h

Onde: salão do júri do Fórum da Comarca de São Joaquim – Rua Domingos Martorano, nº 302 – Centro – São Joaquim

(Colaboração: Beatriz Wagner da Rocha)