PGE/SC homenageia fundador do órgão em evento na Serra catarinense

Publicado em 25 de maio de 2022

Atividade faz parte das comemorações pelos 40 anos de criação da Procuradoria, celebrados em 2022

Nesta quarta-feira (25) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) sobe a Serra catarinense para prestar homenagem ao seu fundador. A Sessão Solene que ocorrerá no Fórum da comarca de São Joaquim contará com a presença de toda a direção da instituição, procuradores do Estado e servidores, e é uma das atividades previstas no cronograma de ações alusivas aos 40 anos do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina, a serem completados em 28 de junho.

No ato, o advogado joaquinense Antônio Hugen Nunes será homenageado. Ele foi o criador da PGE/SC e o primeiro procurador-geral do Estado, conforme designação do governador Henrique Córdova – que chefiou o Executivo estadual entre maio de 1982 e março de 1983, e em junho do primeiro ano, determinou a instalação de um escritório de advocacia pública que defendesse os interesses dos catarinenses. A oficialização da Procuradoria-Geral do Estado veio com a promulgação da Emenda Constitucional nº 16, de 28 de junho de 1982. A data marca o aniversário da instituição e o dia do procurador do Estado.

A solenidade desta quarta-feira faz parte do projeto PGE 40 anos, cujo planejamento começou há mais de um ano. Executadas desde maio, as ações contemplam o lançamento, ocorrido no começo do mês, da nova identidade visual e do hotsite comemorativo, que resgata por meio de fotos, vídeos e depoimentos, a história da Procuradoria, e as visitas às Regionais da PGE/SC. Também estão marcadas uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no dia 28 de junho; e um simpósio no Centro Integrado de Cultura (CIC) nos dias 29 e 30, com o lançamento do documentário Direito à História, que entrevistou todos os ex-procuradores-gerais e cujo teaser já está disponível. A série de vídeos PGE 40 Anos | Memórias também oferece ao público depoimentos de pessoas importantes que passaram pela Procuradoria e contam o que viveram ao longo destas quatro décadas.

Antônio Hugen Nunes, fundador da PGE/SC, em entrevista para o projeto Memórias

Outros destaques da programação são o lançamento da revista comemorativa da PGE/SC e palestras de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atividades que ocorrerão durante o simpósio.

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, considera que essas atividades “valorizam o passado da Procuradoria e viabilizam o planejamento do futuro”, ao aproximar ainda mais os colaboradores.

– Nos 40 anos da PGE/SC, planejamos ações baseadas em três pilares temporais – que são justamente o passado, o presente e o futuro. Executadas, elas nos permitem perenizar as conquistas obtidas para todos os catarinenses, modernizar nossa atuação e caminhar rumo a uma advocacia pública ainda mais eficiente, focada na defesa dos interesses do nosso Estado – afirmou.

Após a solenidade de homenagem ao fundador da PGE/SC, o roteiro prevê visitas e reuniões com os servidores e procuradores que atuam nas Regionais de Lages, Joaçaba, Curitibanos e Caçador. Esses encontros já ocorreram nas regiões Sul, Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, e vão continuar até o início do próximo mês.

Serviço – Sessão Solene de homenagem ao fundador da PGE/SC

Quando: quarta-feira, 25 de maio, às 19h

Onde: salão do júri do Fórum da Comarca de São Joaquim – Rua Domingos Martorano, nº 302 – Centro – São Joaquim

(Colaboração: Beatriz Wagner da Rocha)

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430