Servidora da PGE recebe medalha do governo do Estado

A funcionária da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Maria Helena Ávila da Silva recebeu, nesta terça-feira, 29, a "Medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli", em reconhecimento pela dedicação e competência na função de servidora pública estadual.

A Medalha de Mérito Funcional é destinada a homenagear os servidores públicos “cujas ações meritórias tenham ultrapassado a atuação de seus deveres funcionais”.

No evento, realizado no Teatro Pedro Ivo, na Capital, Maria Helena, lotada na sede da PGE, em Florianópolis, foi agraciada junto com outros 70 servidores estaduais das secretarias setoriais, regionais, autarquias e fundações. A solenidade reuniu um público de cerca de 950 pessoas, formado por servidores, familiares e autoridades estaduais.

A medalha oferecida pelo governo do Estado homenageia Alice Petrelli (1899-1990), a primeira mulher admitida através de concurso no serviço público de Santa Catarina. A honraria é concedida anualmente como parte das homenagens pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

No seu discurso, o governador Raimundo Colombo destacou que a entrega da Medalha é a oportunidade para valorizar os servidores estaduais que fazem o bem todos os dias “e muito bem feito”.

Presente no evento, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, ressaltou que Maria Helena é um exemplo de servidora pública pela sua capacidade intelectual e por sempre buscar atender as demandas do trabalho com excelência.

Natural de Florianópolis, Maria Helena é servidora do Estado desde 1975. Começou como assessora de gabinete do vice-governador da época, Marcos Antônio Buecheller, na administração de Antônio Carlos Konder Reis, e trabalhou com os cinco vice-governadores seguintes.

Em 1999 ficou à disposição da PGE prestando assessoria no gabinete do procurador-geral do Estado, onde desempenha suas funções até hoje. Segundo ela, seu pai Renato Ramos da Silva é a sua inspiração no trabalho, por ser um exemplo de responsabilidade, honestidade e companheirismo com os colegas.