PGE/SC reúne advogados autárquicos e fundacionais que atuam no Estado

Evento viabiliza troca de experiências e compartilhamento de vivências entre servidores públicos a fim de aperfeiçoar resultados para os catarinenses

Vinte e nove advogados autárquicos e fundacionais de diferentes entidades da administração indireta do Estado participaram nesta segunda-feira (10) da reunião organizada pela subcorregedoria de Autarquias e Fundações da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). O encontro foi organizado pela procuradora do Estado e subcorregedora Queila de Araújo Duarte Vahl, e se estenderá até esta terça-feira em Florianópolis. 

O encontro foi promovido para avaliar o trabalho realizado pelos advogados autárquicos nos últimos meses e definir diretrizes para otimizar a atuação deles nas suas respectivas instituições. Além do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, do procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, André Uba, e do procurador-geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, estiveram presentes no evento representantes das 12 autarquias vinculadas à administração pública de Santa Catarina, que também integram a estrutura da PGE/SC. 

Ao abrir os trabalhos da reunião, a subcorregedora destacou o papel das autarquias na administração de Santa Catarina e a contribuição para o bom funcionamento da máquina pública. Segundo ela, um encontro entre todos os profissionais é essencial para identificar pontos de convergência, assim como possíveis melhorias no trabalho realizado. “Ao invés de olhar para nossas diferenças, estamos aqui hoje para olhar para o que nos une, para resolver nossos problemas comuns. Com esse espírito foi pensado o encontro de hoje e amanhã”.

Durante a tarde os participantes trataram de pautas atuais e comuns aos advogados autárquicos e fundacionais, como cálculo judicial e cumprimento de sentença. 

Evento começou nesta segunda-feira, no auditório do Anexo I da PGE/SC – Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC

O procurador-geral, Márcio Vicari, falou sobre a importância do compartilhamento de experiências vividas pelos outros colegas –  razão pela qual o evento tem o potencial de se tornar uma tradição PGE/SC. “A ideia é fomentar a comunicação entre órgãos públicos que devem trabalhar de forma interrelacionada, em contato constante, o que tem efeito positivo na eficiência das atuações das autarquias, fundações e da própria Procuradoria”, disse. 

Entre as atividades desta segunda-feira estavam a discussão sobre o projeto desenvolvido pelo Escritório de Processos, Projetos e Estratégia da PGE – o EPPE – para reestruturação dos serviços jurídicos das Autarquias e Fundações Públicas. Também houve exposições de procuradores do Estado e advogados autárquicos a respeito dos trabalhos que foram realizados em seus órgãos. 

A reunião continua nesta terça-feira (11) com a participação de representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e apresentações da Biblioteca da PGE/SC e do sistema PGE.Minerferramenta de busca de pareceres e despachos jurídicos assinados por procuradores do Estado no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe), desenvolvido internamente na Procuradoria-Geral do Estado. Além disso, a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, e a nova lei de licitações (14.133/2021), que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais também serão abordadas.

(Colaboração: Mateus Spiess).

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430