Procuradoria-Geral do Estado participa de retomada das atividades do Programa de Compliance de SC

Órgão oficializou apoio à iniciativa por meio de termo de compromisso firmado ainda em 2020

O corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), procurador Gian Marco Nercolini, participou nesta quinta-feira (28) da retomada das atividades do Programa de Integridade e Compliance da Secretaria de Integridade e Governança (SIG). A reunião, que ocorreu via internet, contou com 81 participantes de todos os órgãos e entidades ligadas à administração do Estado de Santa Catarina.

No encontro, o corregedor-geral reafirmou o apoio da Procuradoria à iniciativa cujo termo de compromisso foi assinado ainda em 2020 pelo Conselho Superior (Consup) da PGE. Segundo ele, o Programa de Integridade e Compliance vai ao encontro do compromisso da PGE/SC de adotar as cautelas necessárias para garantir o melhor e mais seguro atendimento dos interesses dos catarinenses.

– A atuação da Procuradoria voltada à prevenção de conflitos, redução de litigiosidade e eficiência na gestão demonstram alinhamento com os objetivos do programa, que passam pelo mapeamento de vulnerabilidades e execução de medidas de mitigação, prevenção e eliminação de riscos na administração pública – afirma o corregedor-geral.

Corregedor-geral da PGE, Gian Marco Nercolini, durante reunião sobre o Plano de Integridade e Governança

O Programa de Integridade e Compliance está previsto na Lei Estadual 17.715/2019 e permite que qualquer órgão ou empresa pública possa aplicar as boas práticas já vivenciadas no mercado privado, no que se refere a controles internos, governança e outras áreas, adaptando-as aos ditames da legislação administrativa. Obrigatório em todos os órgãos e entidades, o programa deve servir de instrumento de apoio à tomada de decisão informada e baseada em riscos, focando sempre na prevenção de possíveis desvios na prestação de serviços ao cidadão e na excelência dos resultados avaliados por meio de indicadores.

A reunião desta quinta-feira contou com a presença dos pontos focais – servidores indicados pelas chefias dos órgãos para liderarem a implementação do trabalho em cada instituição – de pastas como a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ciasc, Controladoria-Geral do Estado (CGE), Santur, Secretaria de Infraestrutura (SIE), Iprev, Celesc, Casan e outros. O ponto focal da PGE/SC é o corregedor-geral.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430