Procuradoria Geral homenageia nomes de destaque na área jurídica do Estado

Em clima de emoção e cordialidade, cerca de 100 pessoas prestigiaram a entrega da Medalha "Conselheiro Mafra" ao ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Tycho Brahe Fernandes Neto, e ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina, Genir José Destri (in memoriam). O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (27), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Florianópolis, fez parte das comemorações dos 26 anos da PGE, que se completam no sábado (28).

A honraria é concedida anualmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) àqueles que prestaram relevantes serviços ao Estado na área jurídica.

O procurador-geral do Estado, Sadi Lima, entregou as medalhas a Tycho Brahe e a Jussá Destri, viúva de Genir Destri, falecido em 2006. Sadi Lima disse que a homenagem é importante para resgatar a trajetória daqueles que dedicaram a sua vida para servir Santa Catarina no âmbito da Justiça.

Ao falar em nome dos homenageados, Tycho Brahe agradeceu a honraria e lembrou também da sua amizade com Genir Destri, a quem considerava um exemplo de homem público.

Entre as autoridades presentes, o presidente do TCE, José Carlos Pacheco, e o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Estado, Juliano Dossena.

Breves currículos – Nascido em Florianópolis, Tycho Brahe Fernandes Neto foi presidente do Tribunal de Justiça entre 1994 e 1996 e procurador-geral do Estado em 2006. Também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em 1988 e 1989.

Natural de Joaçaba, Genir José Destri foi procurador-geral do Estado entre 1997 e 1998. Na década de 1960, foi eleito deputado estadual em duas oportunidades, mas foi cassado pelo Regime Militar. Destri também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional catarinense, entre 1985 e 1987. Faleceu em outubro de 2006, vítima de infarto.