Fernando Mangrich toma posse como novo corregedor-geral

O procurador do Estado Fernando Mangrich Ferreira tomou posse como novo corregedor-geral da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no lugar do procurador Álvaro José Mondini, que esteve no cargo por dois anos.
O evento nesta quarta-feira, 17, na sede da PGE, em Florianópolis, contou com a presença de 30 colegas procuradores e servidores da Procuradoria.

Mangrich assume também a Subcorregedoria das Autarquias e Fundações. Já Mondini, continua na função de subcorregedor de Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista e foi reconduzido ao cargo durante a solenidade.

Após a posse, Mangrich discursou e salientou que desempenhará a nova função com o mesmo engajamento que tinha em frente à Diretoria de Administração, sempre com o intuito de fortalecer a instituição.

O procurador-geral João dos Passos Martins Neto destacou as virtudes de Mangrich que o qualificaram para ser nomeado pelo governador Raimundo Colombo. Lembrou do trabalho realizado por ele durante sua trajetória pela Procuradoria, somando inúmeras melhorias que beneficiam a todos os servidores da PGE.

Também fez uso da palavra o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de SC (Aproesc), procurador Luiz Dagoberto Brião, que, em nome da entidade, desejou sucesso a Mangrich na nova função.

POSSENatural de Florianópolis, Mangrich formou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Biguaçu, em 2001. Tem especialização em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal e também em Gestão Pública pela ENA, Fundação Escola de Governo.
O novo corregedor-geral é procurador do Estado desde 2010, quando começou a trabalhar na Procuradoria Regional de Criciúma. Em 2012 foi transferido para a Capital, onde, no ano seguinte, assumiu a coordenação do Núcleo de Gestão e Prevenção de Ações Repetitivas (Gepar) da PGE até 2015. Na sequência, tornou-se diretor de Administração do órgão, cargo que exerceu até 2017.
Na solenidade também tomou posse a nova diretora de Administração da Procuradoria, Daniela Barbosa Pacheco, que era gerente de Apoio Operacional, cargo que será ocupado por Gigliola Araújo Siqueira da Costa, que também foi empossada nesta quarta-feira.

Funções da Corregedoria-geral

Entre as atribuições do corregedor-geral, que constam na Lei Orgânica da PGE, está fiscalizar a atuação dos órgãos e agentes da Procuradoria Geral do Estado, promovendo correições, inspeções, sindicâncias e levantamentos estatísticos.

Também deve estabelecer parâmetros e metas de regularidade, qualidade, eficácia, produtividade e racionalidade dos serviços e da organização, assim como sugerir medidas de aprimoramento, destinadas a assegurar um resultado compatível com os parâmetros e metas de desempenho fixados.
O corregedor-geral integra o Conselho Superior da PGE e coordena e acompanha o estágio probatório dos integrantes da carreira de procurador do Estado, como também supervisiona e promove as ações de controle dos serviços jurídicos da administração indireta.