Posse de novo procurador do Estado, em Florianópolis, reúne familiares e servidores

Gustavo Schmitz Canto tomou posse como novo procurador do Estado de Santa Catarina, nesta sexta-feira, 1º. O evento, na sede da Procuradoria Geral do Estado, contou com a presença de 40 pessoas, entre procuradores, servidores e familiares.

Ele deverá ficar duas semanas na Capital se familiarizando com a metodologia de trabalho da PGE e depois assumirá a sua função na Procuradoria Regional de São Miguel do Oeste.

O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, fez o discurso de boas-vindas e ressaltou a qualificação de Canto, que foi aprovado num concurso que tinha 1.049 candidatos. “Precisamos de profissionais do seu gabarito para atuar na defesa do Estado”, disse.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aproesc), Fabiana Guardini, falou da importância de Canto integrar o quadro da PGE e aproveitou a oportunidade para entregar a carteira da Associação para o novo procurador.
“É um grande prazer assumir este cargo, para o qual me sinto preparado e sei que vou contar com o apoio de todos os novos colegas para cumprir adequadamente com a minha função”, afirmou Canto, que foi nomeado pelo governador Raimundo Colombo, em ato publicado no Diário Oficial do Estado de 23 de julho.
Gustavo Canto nasceu em Jaguaruna, no Sul do Estado, e se formou em Direito na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, em 2005, e trabalhava na Justiça Federal de Tubarão.

Procuradora aposentada é homenageada
Canto assumiu o cargo na vaga deixada pela aposentadoria da procuradora do Estado Rosane Margarete Tonon Ribeiro, que também esteve presente no evento.
Ela foi homenageada pelo período que passou na Procuradoria. No discurso, o procurador Luiz Dagoberto Brião disse que ela sempre primou pela competência e companheirismo. O procurador-geral também salientou as suas virtudes e agradeceu pela dedicação às causas do Estado. Na sequência, entregou a Ribeiro uma placa de recordação ‘pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade catarinense’. Ribeiro se mostrou emocionada com a homenagem e disse que foi um grande prazer ter convivido com os servidores da Procuradoria e que leva a lembrança do constante apoio profissional e do carinho de todos os colegas.