PGE/SC lança projeto para digitalizar serviços prestados pela instituição

Plano Digital elaborado pela Procuradoria foi encaminhado para a SEA e assinado nesta quarta-feira

Assinatura foi feita em reunião com novos procuradores de SC – Foto: Cláudia Losso/Cest/PGE

A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) elaborou e encaminhou à Secretaria da Administração (SEA) um plano digital. A ideia é que todos os serviços prestados pela PGE aos cidadãos e empresas tenham ao menos um canal digital para atendimento. A novidade vai permitir reduzir as demandas de suporte presencial e aumentar a agilidade dos serviços prestados.

Atualmente há quatro serviços catalogados digitalmente e que são disponibilizados no portal oficial de serviços do governo de Santa Catarina: identificação de protestos estaduais, parcelamento pagamento de dívida ativa com o Estado, pagamento de dívida ativa e antecipação de recebimento de precatórios. Com o plano, a PGE prevê que até o final de dezembro de 2020, sejam disponibilizados mais 2 serviços digitais e que serão incluídos nesse portal oficial: oferta de garantia antecipada e solicitação de declaração para emissão de certidão positiva com efeito de negativa.

Para o procurador-geral do Estado de Santa Catarina Alisson de Bom de Souza, essa inovação vai aproximar ainda mais os cidadãos da PGE, de uma maneira adequada aos tempos atuais.

– A implantação de soluções que priorizem o digital é muito mais eficiente, a exemplo do que vemos diariamente na própria PGE. A maioria dos nossos processos tramita de forma totalmente digital. Ganhamos em produtividade e até na implantação de rotinas que se popularizaram durante a pandemia, como o trabalho remoto – avalia.

Com todos esses serviços digitais, os cidadãos e empresas poderão acessar o portal Serviços SC e fazer o autoatendimento na categoria desejada. A tramitação vai ocorrer por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos do Governo (SGPe).

De acordo com informação da Diretoria de Tecnologia e Inovação da SEA, a meta do governo é que até o final desta gestão todos os serviços ao cidadão de cada órgão do Estado estejam disponíveis como serviço digital no portal na internet.

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