PGE/SC recebe selo de instituição parceira do Hemosc

Assinatura de termo de cooperação ocorreu em evento realizado nesta terça-feira, em Florianópolis

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) assinou na tarde desta terça-feira, 18, um termo de cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), a fim de incentivar a doação de sangue e promover a integração entre as duas instituições. Representantes do hemocentro e colaboradores da PGE/SC compareceram ao auditório do Anexo I para a solenidade de assinatura do documento e entrega do selo Empresa Solidária do Hemosc à chefia do órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina. O evento contou ainda com uma palestra ministrada por Cláudia Broniszak Barros, assistente social do Hemosc.

Mais de 100 profissionais da PGE/SC prestigiaram o ato de assinatura e a exposição realizada posteriormente, que contou com transmissão via YouTube para os escritórios regionais da instituição. Entre os presentes, estavam o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, e o procurador do Estado Weber Luiz de Oliveira, consultor jurídico da Secretaria de Estado da Saúde, representando o secretário da pasta, Diogo Demarchi Silva. O presidente da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece), Alvin Laemmel, também compareceu ao evento, acompanhado da diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, e da coordenadora de captação de doadores, Renata Mello.

Chefia da PGE/SC recebeu selo de Empresa Solidária do Hemosc, marcando a integração entre instituições – Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC

A diretora-geral do Hemosc destacou o papel exercido pelo hemocentro em Santa Catarina. “O sangue não tem nenhum substituto e não pode ser fabricado. Por isso, o ato solidário de doar é tão fundamental”, afirmou Patrícia Carsten. Ela agradeceu a PGE/SC pela iniciativa, destacando a importância que a adesão da instituição ao projeto Empresa Solidária representa no estímulo às doações no Estado.

Para o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, o papel desempenhado pelo hemocentro é central para a saúde dos catarinenses. “O Hemosc tem uma responsabilidade gigante em nosso Estado, um serviço que exerce com excelência”, destacou ele. “O sangue é vida, por isso é um privilégio podermos tanto doar em segurança quanto termos acesso a esse recurso essencial se um dia precisarmos”.

Junto à coordenadora de captação de doadores do Hemosc, Renata Mello, e ao presidente da Fahece, Alvin Laemmel, a diretora-geral do hemocentro, Patrícia Carsten, entregou à alta chefia da PGE/SC o selo Empresa Solidária. Após o ato, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o presidente da Fahece realizaram a assinatura do Termo de Adesão ao projeto, que busca sensibilizar instituições públicas e empresas sobre a importância da doação de sangue e aproximar essas instituições do Hemosc. Criado na década de 1980, o programa conta com mais de 3,3 mil empresas cadastradas – tanto entidades públicas quanto privadas.

Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, assinou termo de coperação entre as duas instituições – Foto: Mateus Spiess/ Ascom PGE/SC

O presidente da Fahece – organização social que faz a gestão do Hemosc junto à Secretaria de Estado da Saúde – Alvin Laemmel, destacou a qualidade e o compromisso da entidade junto à sociedade. “Nossa cobertura compreende 98% do sangue em Santa Catarina, uma grande responsabilidade com o Estado. Para isso, nossas equipes atuam com dedicação e comprometimento diuturnamente”, afirmou. Ele destacou que o Hemosc é o único hemocentro com três certificações de qualidade no país. “Um serviço público dessa qualidade é motivo de muito orgulho para Santa Catarina. Quem trabalha no Hemosc, trabalha por uma causa muito nobre”.

Segundo o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, a assinatura do termo representa um momento importante para ambas as instituições, que embora prestem serviços distintos ao Estado, são fundamentais para seus cidadãos. “O acesso à saúde é uma preocupação constante para nós e uma diretriz do Governo Jorginho Mello. Por isso, a assinatura desse termo é tão significativa”, destacou o chefe da PGE/SC. “Ao firmar essa parceria, contribuímos para a garantia do direito fundamental que é o acesso à saúde. Incentivamos os colegas não apenas de nossa instituição, mas de outros órgãos do executivo e esferas do poder, a salvarem vidas por meio da doação de sangue também”.

Após a solenidade de assinatura do termo, a assistente social do Hemosc, Cláudia Broniszak Barros, ministrou a palestra intitulada “Eu Ajudo a Salvar Vidas”. Na exposição, foram abordados aspectos essenciais da doação de sangue, como os procedimentos realizados pelo doador e pelo Hemosc e a importância que o sangue doado tem para o sistema de saúde. A apresentação também foi dedicada a desconstruir alguns mitos acerca da doação de sangue, e incentivar que os presentes compareçam ao Hemocentro para contribuir no futuro.

(Colaboração: Mateus Spiess e Patrícia Ferreira).

Veja mais fotos do evento aqui.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado