Publicado em 16 de dezembro de 2025
Neste ano, o tradicional evento contou com a participação do cantor e escritor Padre Fábio de Melo
Procuradores do Estado, servidores e demais colaboradores da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) reuniram-se nesta terça-feira, 16, para celebrar o ano que está se encerrando. A tradicional celebração ecumênica deste ano ocorreu na Paróquia Militar Cristo Rei, no bairro da Trindade, em Florianópolis, e contou com a presença do cantor e escritor Padre Fábio de Melo, além do pastor André Hiendlmayer, da Igreja Luterana de Florianópolis. O padre Antônio Vander, reitor do Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, acompanhou o Padre Fábio, convidado pela coordenadora do Núcleo de Eventos e Apoio às Relações Públicas (Nearp) da PGE/SC, Patrícia Ferreira.
A celebração ecumênica tem por objetivo celebrar as conquistas alcançadas ao longo do ano e incentivar a reflexão sobre os desafios que a instituição enfrentou, a fim de pensar estrategicamente no futuro. O procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, destacou a relevância da ocasião. “Este ato nos desperta emoções, pois lembramos de tudo o que passamos juntos ao longo do ano na PGE/SC, que é nossa segunda casa. É importante pararmos um momento e refletirmos sobre o que vivemos”.
VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI.
Entremeadas por canções apresentadas pelas crianças integrantes do coral Vozes do Arvoredo, da Guarda Municipal de Florianópolis, as falas do pastor André Hiendlmayer, do padre Marcos Antônio Mota Moraes, capelão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do Padre Fábio de Melo reforçaram a importância da “reconexão com a essência humana”.
“É isso que nos permite enfrentar com tranquilidade os desafios diários”, disse o pastor André, que conduziu a celebração ecumênica. O Padre Fábio, por sua vez, ressaltou a importância da manutenção das virtudes para uma convivência agradável e produtiva, prática fundamental no ambiente de trabalho. “A fé que efetivamente move o mundo é a fé que temos uns nos outros”, destacou.

O sacerdote, que completou 24 anos de ordenação nessa segunda-feira, 15, também destacou a busca por melhoria enquanto pessoas como ato imprescindível para a evolução da sociedade, “principalmente em tempos desafiadores como os que vivemos”. Concluindo sua reflexão, Padre Fábio de Melo citou um trecho da canção Linha do Equador, do músico Djavan: “Se eu tivesse mais alma pra dar, eu daria, isso pra mim é viver”.
O capelão da Polícia Militar, padre Marcos Antônio Mota Moraes, incentivou os presentes a reservar um momento entre as comemorações de final de ano para refletir sobre quem nós fomos, o que fizemos e o que nos propomos a fazer no ano que virá.
Antes do encerramento do evento, o Padre Fábio e o pastor André receberam uma homenagem da PGE/SC pelos anos dedicados à vida religiosa.
Nenhum dos participantes cobrou cachê para participar da celebração.
______
Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430