Publicado em 9 de outubro de 2025
Itens servirão para renovar ambientes que acolhem crianças e jovens vítimas de violência
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) entregou 1.741 brinquedos arrecadados pela instituição em prol das Salas Lilás da Polícia Civil. A iniciativa foi da própria PGE/SC, e contou com a colaboração de outros órgãos do Estado como a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), o Tribunal Administrativo Tributário (TAT), o Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev) e os Sindicatos de Analistas da Fazenda (Sindifaz) e de Fiscais da Fazenda (Sindifisco). O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9, no gabinete do procurador-geral do Estado, em Florianópolis.
Os brinquedos trazidos pelos procuradores, servidores da PGE/SC e de outras instituições e demais colaboradores da Procuradoria foram entregues à coordenadora das Salas Lilás em Santa Catarina, delegada Patrícia Zimmermann. Outros brinquedos arrecadados pelos Escritórios Regionais da PGE/SC foram entregues às unidades da Polícia Civil dos respectivos municípios.
A entrega foi transmitida pelo canal da PGE/SC no YouTube e prestigiada por procuradores, servidores e demais colaboradores da Procuradoria; pelo corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião, pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Ligia Janke, e pela servidora Patrícia Ferreira, coordenadora do Núcleo de Eventos e de Apoio às Relações Públicas (NEARP) – essas, responsáveis por coordenar a campanha na instituição. Estiveram presentes também o vice-presidente do TAT, procurador do Estado Celso Aguiar de Carvalho, o diretor de Administração do Iprev, Abelardo Rocha, o presidente do Sindifaz, Salésio Fernandes Honorato, e os auditores fiscais Daniel Salomão e Alana Diodato, diretores do Sindifisco.

“A PGE/SC se sensibilizou com o trabalho feito pela Polícia Civil por meio das Salas Lilás, coordenadas pela dra. Patrícia Zimmermann, e resolveu ajudar a renovar o acervo de brinquedos disponíveis para crianças que chegam fragilizadas a esses espaços”, disse a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Ligia Janke. “É uma alegria para nossa instituição contribuir com esse instrumento que é fundamental para o acolhimento de mulheres e meninas em situação de violência”.“As Salas Lilás recebem todas as mulheres, crianças e jovens que são vítimas de violência. Os brinquedos, especialmente no caso das crianças, ajudam a acalmá-las e distraí-las do trauma vivenciado”, afirmou a delegada Patrícia durante o evento. Ela explicou o funcionamento dessas estruturas, que fornecem às vítimas de violência atendimento multidisciplinar, com profissionais da segurança pública, psicólogos, assistentes sociais, defensores públicos e advogados. “Elas representam mais do que simples salas; são espaços cuidadosamente projetados para acolher as vítimas de forma apropriada, e desempenham um papel crucial na salvaguarda de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade”.

A delegada Alessandra Colpani Rabello, coordenadora da Central de Plantão Policial da Polícia Civil, compartilhou sua experiência pessoal com os atendimentos realizados nessas estruturas. “As Salas Lilás são muito utilizadas por crianças que chegam até nós em uma situação realmente vulnerável. Um brinquedo realmente ressignifica aquele momento, e muitas delas se apegam, e acabam levando-os para casa”, conta. O papel dos brinquedos no contato com as crianças nesses espaços também foi abordado pela auditora fiscal Alana Diodato, representante do Sindifisco. “A brinquedoteca em qualquer instituição é sempre um lugar especial — num espaço que lida com pessoas em situação tão delicada, é ainda mais importante. Para essas crianças, que precisam de uma atenção especial, um acolhimento de verdade, esses brinquedos que arrecadamos farão uma grande diferença”, afirmou ela.
Para o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes, a campanha demonstra o compromisso da PGE/SC com o trabalho desenvolvido por diversas instituições públicas em favor dos catarinenses. “Esta iniciativa reflete nossa dedicação também com a proteção das vítimas e com a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor. A parceria entre a PGE/SC e a Polícia Civil é um importante fator na busca por soluções para esse desafio que a sociedade precisa enfrentar”.
Atualmente há 36 Salas Lilás em funcionamento em Santa Catarina, com um projeto para a inauguração de outras 41 em andamento. Até o final do mês, outras estruturas devem ser instaladas nas cidades de Pinhalzinho, Saudades e São Bento do Sul.
(Colaboração: Mateus Spiess).
______
Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430