A Procuradoria Geral do Estado (PGE) terá um canal direto para orientar os contribuintes que queiram aderir ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (Prefis), cujo objetivo é regularizar débitos tributários de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O programa permite desconto de até 90% sobre multa e juros nos débitos do imposto ocorridos até o final de 2016. Em todas as unidades da PGE (incluindo a sede, na Capital, e as Procuradorias Regionais, no interior catarinense) haverá um setor de orientação para o devedor.
Os endereços e horários de atendimento podem ser acessados pelo site www.pge.sc.gov.br . As dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail atendimentoprofis@pge.sc.gov.br . A adesão ao Prefis poderá ser efetuada eletronicamente no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.sc.gov.br) a partir de 13 de julho. O objetivo do Prefis, criado pela Medida Provisória Nº 212, de 5 de julho de 2017, é incrementar a arrecadação em cerca de R$ 100 milhões.
Prazos e descontos:
O Prefis abrange débitos ocorridos até 31 de dezembro de 2016, que terão redução de multa e juros nas seguintes condições:
1) Débitos cujos montantes decorram exclusivamente de multa ou juros ou de ambos:
– 60% para pagamento do débito até final de agosto de 2017.
– 55% para pagamento do débito até final de setembro de 2017.
– 50% para pagamento do débito até final de outubro de 2017.
2) Nos demais casos:
– 90% para pagamento do débito até final de agosto de 2017.
– 80% para pagamento do débito até final de setembro de 2017.
– 75% para pagamento do débito até final de outubro de 2017.
– 70% para pagamento do débito até final de novembro de 2017.
– 60% para pagamento do débito até 22 de dezembro de 2017.
A redução se aplica inclusive na hipótese de pagamento parcial do débito, caso em que o benefício somente alcançará os valores recolhidos.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sefaz/SC)