ROBERTO AZEVEDO – PORTAL MAKING OF (ESTADUAL) (25.1.2019)

25.1.19-brasilia

Moisés traz mais do que promessas de Brasília

Na primeira viagem a Brasília, depois de empossado, o governador Carlos Moisés da Silva cumpriu o que havia determinado e embarcou em um avião de carreira da Avianca, ao lado do seu chefe de Gabinete, coronel Márcio Ferreira e do secretário Douglas Borba (Casa Civil), os três da foto, sem a mordomia do jatinho do governo, que anunciou que será vendido, ou de uma aeronave alugada. Foi na véspera dos compromissos, marcados para esta quinta (24).

Os secretários Carlos Hasller (Infraestrutura), João Batista Cordeiro (Defesa Civl) e Lucas Esmeraldino (Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo) também usaram o mesmo expediente em horários diferentes. A intensa agenda, igualmente acompanhada pelo secretário Diego Goulart (Articulação Nacional), avaliada como positiva por Moisés, passou pelos ministérios da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, bem como na Casa Civil. Quem conhece a rotina da cena em Brasília já notou uma diferença: os comandantes das pastas receberam o governador catarinense com o conhecimento das demandas que foram apresentadas, sem enrolação.

Boas notícias
Foi o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) quem deu as melhores informações a Moisés. Garantiu que haverá recursos para o andamento da duplicação das BRs 470, com a possibilidade de entrega de 12 quilômetros ainda este ano, e 280, que receberá R$ 65 milhões nas próximas semanas. O ministrou acrescentou que outros focos são melhorias em rodovias do Oeste e a conclusão da terceira faixa da Via Expressa (BR-282), em Florianópolis, e o contorno de Jaraguá do Sul, mais o compromisso com a agilização das obras de acesso ao novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Bem recebido
Ser do partido do presidente Jair Bolsonaro ajuda Moisés, mas não é tudo, até porque, um dia, a lua-de-mel acaba. Em tempos de chuvarada, o governador reuniu-se com o ministro Gustavo Canuto e a conversa foi justamente sobre projetos, já em execução no Estado, que buscam intensificar as ações de proteção aos impactos de desastres naturais, como novas construções e melhorias em infraestrutura de barragens, melhoramentos fluviais e o aporte de recursos para diversos projetos de obras preventivas em municípios catarinenses.