Jornal Notisul – Tubarão (10/6/2016)

TJ autoriza retomada de curso
Na semana passada, o curso tinha sido interditado devido à apresentação de falsos diplomas por 53 candidatos.
A carência da Polícia Militar em Santa Catarina aumenta a cada ano com as centenas de pedido de ingresso à reserva remunerada. Em Tubarão e região, o 5º Batalhão da PM e as guarnições estão todos com o efetivo desfalcado. Para resolver o problema só há um caminho, concurso público e posterior curso de formação de soldados.
E um desses cursos está com um perrengue na justiça, que decidiu dar aval à continuidade. As aulas devem ser retomadas nos próximos dias. É o que o juiz de 2º grau, Luiz Zanelato garante, já que o magistrado suspendeu, ontem, a medida que, na semana passada, fez com que o curso fosse paralisado.
A decisão atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que tinha interposto “agravo interno” contra a decisão monocrática do próprio Zanelato.
O juiz baseou a sua determinação nos argumentos apresentados pelo Estado de “dano potencial” a todas as partes envolvidas no embate judicial: candidatos aprovados no concurso (classificados e desclassificados), administração pública e comunidade.
Segundo ele, a partir das informações repassadas pela PGE se teve a dimensão da proporção de 53 candidatos com suspeitas de irregularidade em um universo de 711 convocados ao curso de formação, o que não justificaria uma medida extrema como a suspensão das aulas.