Diário Catarinense on line – Upiara Boschi (11/11/2015)

Plano de carreira dos professores terá passagem relâmpago pela Alesc
O novo plano de carreira dos professores estaduais dificilmente chega à Assembleia Legislativa esta semana. Prometido para o final de outubro, a proposta continua em análise na Procuradoria Geral do Estado, após ajustes solicitados pela Casa Civil à Secretaria de Educação. De acordo com o secretário Eduardo Deschamps (PSD), questões de texto e avaliações jurídicas que não mexem com a essência do projeto: incorporação da regência de classe aos salários dos professores e uma lipoaspiração nos níveis da carreira, basicamente.
Depois de furar o prazo do dia 28 de outubro, Deschamps não quer se comprometer com outra data. Cada dia a mais com a análise de vírgulas na PGE e na Casa Civil é um dia a menos de tramitação na Assembleia Legislativa – onde a proposta deve sofrer muita pressão contrária do Sinte/SC. Na prática, os 45 dias de tramitação previstos pelo regime de urgência vão ser bem menos. Se o projeto entrasse hoje no parlamento, seriam no máximo 37 dias. Pelo que se fala na PGE, pode tirar mais uma semana dessa conta.
Oposições e sindicato certamente vão reclamar da análise apressada, enquanto o Centro Administrativo vai dizer que a proposta já está em discussão desde o início do ano. Será o grande teste da base governista de Raimundo Colombo (PSD).