PGE moderniza sistema telefônico e de informática

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está implantando um novo sistema telefônico nas suas unidades do interior catarinense e na sede, na Capital. É uma moderna tecnologia de comunicação via Internet, conhecida como telefonia IP, que permite maior economia e agilidade. O processo está sendo realizado em todos os órgãos do governo do Estado, através de licitação feita pela Secretaria da Administração.

A Procuradoria Regional de Joaçaba foi a primeira da estrutura da PGE a receber o novo sistema telefônico. A expectativa é que até o final do ano o sistema esteja instalado em todas as regionais, além da sede, o que exige a mudança nos números de telefone.

A PGE também receberá 150 novos computadores com duas telas, além de 10 scanners, através de pregão. O custo estimado é de R$ 500 mil.

Para modernizar a infraestrutura da Procuradoria também está sendo instalada rede de banda larga de Internet nas regionais e na sede, permitindo alta velocidade de acesso à Web.

Coordenador do atual processo de modernização da PGE, o gerente de Tecnologia de Informação e Governança Eletrônica da instituição, Leandro Abel, ressalta que as inovações têm por objetivo agilizar as tarefas da Procuradoria. “A implantação dessa nova tecnologia busca facilitar as atividades rotineiras dos procuradores e dos servidores, cujo volume de trabalho aumenta a cada ano”.

Saiba mais sobre telefonia IP:

A Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional.

Fonte: Wikipedia (dados confirmados pelo Setor de Informática da PGE/SC)