PGE/SC se aproxima do Nidus para utilizar mais tecnologia na advocacia pública

Laboratório é um espaço dedicado a incentivar a mentalidade de inovação, além de articular soluções de mercado com os desafios enfrentados pelo Governo de Santa Catarina 

Gestores dos principais setores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) têm se aproximado do Nidus, o laboratório de inovação do Governo de Santa Catarina, para conhecer a estrutura e desenvolver projetos em prol da advocacia pública catarinense. Vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, o espaço promove a conexão entre a administração do Estado, a sociedade e startups – empresas jovens com um modelo de negócio inovador.

Em uma reunião na última semana, procuradores-chefes de áreas estratégicas da PGE/SC, como Elenise Magnus Hendler, do Centro de Estudos (Cest); Aline Cleusa de Souza, da Consultoria Jurídica; Diogo Marcel Reuter Braun da Procuradoria do Contencioso (Procont); e Marcelo Mendes, da Procuradoria Fiscal (Profis), além da coordenadora do Escritório de Processos, Projetos e Estratégia (Eppe) do órgão, Mariana Dutra dos Santos, conversaram com a gerente de Inovação em Governo na Secretaria de Estado da Administração (SEA) e coordenadora do Nidus, Luana Bayestorff.

Reunião ocorreu na sede do Nidus, que funciona na Associação Catarinense de Tecnologia – Foto: Mariana Dutra

A procuradora-chefe do Cest, Elenise Magnus Hendler, afirma que a aproximação é fundamental para aplicar tecnologias nas demandas da PGE/SC e trilhar o caminho da advocacia pública do século XXI. “Vimos como a Procuradoria poderá contar com a parceria do Laboratório de Inovação do Estado para, junto com o próprio Eppe, buscar marcos de inovação na gestão da advocacia pública”, diz.

Conheça o Nidus

O laboratório Nidus foi batizado com a expressão originária do latim que significa ninho. O espaço é voltado ao incentivo da mentalidade de inovação, conexão de soluções de mercado a desafios do Governo do Estado de SC e facilitação da relação com o universo do empreendedorismo inovador. O resultado dessa parceria são serviços públicos melhores para o cidadão e mais eficiência na gestão pública.

Localizado no prédio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), na Rodovia SC-401, o Nidus promove a integração de diferentes agentes do ecossistema de inovação, instituições governamentais, empresas, startups, negócios de impacto social, gestores públicos, parceiros, investidores e demais interessados em soluções inovadoras em Governo. O laboratório foi instituído em janeiro de 2021, conforme Decreto 1.098/2021.

(Colaboração: Mariana dos Santos).

PGE Rumo aos 40 anos

A iniciativa faz parte do conjunto de atividades programadas para 2021 e 2022 e que vão resgatar e registrar a história de quatro décadas da Procuradoria. O projeto PGE Rumo aos 40 anos, lançado oficialmente no primeiro Encontro de Procuradores deste ano, está alicerçado em três pilares: o resgate da história; a disseminação de conhecimento; e a prevenção e resolução de conflitos. Até 28 de junho de 2022 serão produzidos registros e o conteúdo deve ser disponibilizado para toda a sociedade catarinense.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430