A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está completando 33 anos, neste domingo, 28, data em que também é comemorado o dia do Procurador de Estado.
A PGE foi criada pelo governador Henrique Córdova, em 28 de junho de 1982. Em 9 de julho de 1982 foi empossado o primeiro procurador-geral, Antonio Hugen Nunes, e em maio de 1983 empossados os primeiros procuradores do Estado aprovados em concurso público.
A crescente demanda de questões administrativas e a exigência constitucional de supervisão dos setores jurídicos de autarquias, fundações e empresas estatais, obrigaram a ampliar a carreira, contando hoje a Procuradoria com 115 procuradores do Estado.
A expansão da atuação da instituição em todo o território catarinense iniciou-se em 1993 com a instalação da Procuradoria Regional de Joinville. Atualmente, além da sede na Capital e da representação em Brasília, existem 14 regionais em atividade: Joinville, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Caçador, Lages, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma e Curitibanos.