PGE completa 31 anos e celebra Dia do Procurador do Estado

No mesmo dia em que Procuradoria Geral do Estado (PGE) está completando 31 anos, nesta sexta-feira, 28, também é celebrado o Dia do Procurador de Estado.

Como parte das comemorações está acontecendo o Encontro Estadual de Procuradores do Estado, que começou ontem com a presença de cerca de 90 procuradores e que termina hoje, com um curso de Português para a área jurídica, oferecido pela professora Maria Helena Pasquallotto Ribeiro da Silva.

A PGE foi criada pelo governador Henrique Córdova, em 28 de junho de 1982. Em 9 de julho de 1982 foi empossado o primeiro procurador-geral, Antonio Hugen Nunes, e em maio de 1983 empossados os primeiros procuradores do Estado aprovados em concurso público. A crescente demanda de questões administrativas e a exigência constitucional de supervisão dos setores jurídicos de autarquias, fundações e empresas estatais, obrigaram a ampliar a carreira, contando hoje a Procuradoria com 115 procuradores do Estado.

A expansão da atuação da instituição em todo o território catarinense iniciou-se em 1993 com a instalação da Procuradoria Regional de Joinville. Atualmente, além da sede na Capital e da representação em Brasília, existem 15 regionais em atividade: Joinville, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joaçaba, Caçador, Lages, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, São José, Tubarão, Criciúma e Curitibanos.

Para o procurador-geral do Estado, Leandro Zanini, a instituição cresceu expressivamente nos últimos anos, assim como também a sua responsabilidade e atuação junto à sociedade. “Ao defender juridicamente os interesses da população catarinense, a PGE reafirma diariamente o seu compromisso de serviço público”, ressalta, lembrando que os procuradores também devem mostrar à administração pública os caminhos jurídicos possíveis para viabilizar as políticas de Estado.

Billy Culleton
Procuradoria Geral do Estado