Aprovado o planejamento estratégico institucional para os próximos dez anos

O Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado (PGE) aprovou o planejamento estratégico da instituição, que servirá como base para definir as prioridades e as metas para os próximos dez anos.

O projeto foi apresentado por representantes da empresa de consultoria, contratada para fazer o plano de gestão da PGE e que foi auxiliada por uma equipe técnica formada por cinco procuradores e cinco servidores, que tinham a incumbência de fazer a análise prévia de tudo o que foi mostrado aos 11 membros do Conselho Superior.

Ao mesmo tempo, foi exibida a ‘Identidade Organizacional’, que abrange ‘Missão, Visão e Valores’, além do mapa estratégico e os principais projetos que poderão ser implementados nos próximos anos.

Os dados mostrados nesta quinta-feira, 30, na sede da Procuradoria, na Capital, são fruto do trabalho de pesquisa junto aos procuradores e servidores da instituição nos últimos seis meses.

O projeto de elaboração foi estruturado em três grandes frentes de atuação: estratégia (planejamento estratégico e monitoramento), processos de trabalho (cadeia de valor e aperfeiçoamento de processos) e projetos (gestão de projetos estratégicos e monitoramento).
Foram realizadas 104 reuniões e 33 apresentações. Houve pesquisa sobre o planejamento estratégico de oito PGEs do país e a visita à Procuradoria do Rio Grande do Sul.

Por outro lado, para a elaboração do projeto, 70 procuradores deram a sua opinião por meio de uma pesquisa eletrônica produzida pela consultoria e 180 servidores fizeram curso de capacitação.
Além do Conselho Superior, também participaram do evento servidores que participaram diretamente da produção do planejamento estratégico.

O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, ressaltou o trabalho realizado pela consultoria e pelos servidores envolvidos no projeto. “Este planejamento apresentado hoje valida e legitima diversas etapas anteriores, consolidadas pelo árduo trabalho de procuradores e servidores, que refletem demandas e diagnósticos levantados nos últimos meses”.