Novos procuradores do Estado tomam posse na Capital

Dez novos procuradores do Estado tomam posse, nesta quarta-feira (30), em Florianópolis. A solenidade será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo participará do evento, que começa às 18h. Com os novos empossados, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) passará a contar com 109 procuradores para atuar em todo o território catarinense. Ao todo são 15 procuradorias regionais, além da sede na Capital e da representação em Brasília.

Os novos membros da PGE foram aprovados em concurso público que teve início em novembro de 2010 e constou de cinco etapas, sendo que a última foi realizada no mês passado. Inscreveram-se 1.049 candidatos e 20 foram aprovados. Assim, a partir de fevereiro, com a posse de mais seis novos procuradores, a PGE/SC contará com 115 procuradores.

Antes de serem lotados nas procuradorias regionais, no interior do Estado, os procuradores farão um treinamento na sede da PGE, na Capital. O objetivo é se adaptarem à dinâmica de trabalho da instituição.

Para o procurador-geral João dos Passos Martins Neto, a crescente demanda judicial envolvendo o Estado justifica a ampliação no número de procuradores. “No último ano, os procuradores atuaram em cerca de 40 mil processos e atualmente existem aproximadamente 150 mil ações judiciais na PGE", afirma Neto.