Luiz Dagoberto Brião é o novo procurador-geral do Estado

Ato de transmissão do cargo ocorreu nesta quarta-feira (4). Gestão reforça importância do trabalho colaborativo no órgão

O procurador do Estado Luiz Dagoberto Corrêa Brião é o novo procurador-geral do Estado de Santa Catarina. Ele participou do ato de transmissão do cargo, até então ocupado pelo procurador Alisson de Bom de Souza, realizado nesta quarta-feira (4) na sede da Procuradoria e que contou com a presença de outros procuradores, servidores e representantes de entidades como as associações dos Procuradores do Estado (Aproesc), dos Servidores da PGE e dos Assistentes Jurídicos (Acaj).

Na cerimônia simples, que contou com todas as medidas sanitárias necessárias para impedir a proliferação do novo coronavírus e foi transmitida pela internet, também tomaram posse os adjuntos, que completam a direção da instituição. O procurador do Estado Marcelo Mendes foi empossado novo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, cargo exercido até o dia 29 de outubro pelo procurador Sérgio Laguna Pereira; o procurador Gerson Schwerdt é o novo procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, e fora precedido pelo procurador Rodrigo Roth Castellano. Também tomou posse o procurador Loreno Weissheimer que é o novo chefe da Consultoria Jurídica (Cojur), cargo antes ocupado pelo agora adjunto para Assuntos Jurídicos, Marcelo Mendes.

Procuradores Gerson Schwerdt (E), Luiz Dagoberto Brião, Marcelo Mendes e Loreno Weissheimer assumem direção da PGE/SC – Foto: Júlio Cavalheiro/Secom

Durante o ato, o novo procurador-geral do Estado cumprimentou os colegas que estavam à frente da PGE até o final de outubro pelo trabalho realizado e agradeceu o convite feito pela governadora do Estado Daniela Reinehr. Ele destacou a importância do trabalho colaborativo.

– Nós precisamos de todos. Vamos superar os desafios com harmonia, todos andando na mesma direção, sem afobação.

Para o procurador-geral, é fundamental que cada integrante da PGE “se sinta parte da instituição, que tenha senso de pertencimento”. Ele espera trabalhar com “harmonia, solidariedade e dessa forma, chegar à fraternidade”.

Sobre o novo procurador-geral do Estado

Luiz Dagoberto Brião tem 67 anos, é advogado e ingressou na carreira de procurador do Estado em 1993. Especialista na área tributária, fez mais de 550 sustentações orais em matérias fiscais e tributárias no Tribunal de Justiça de Santa Catarina só em 2019. O procurador já foi professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da Escola do Ministério Público e atualmente tem vínculo com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). “Sou um advogado público de raiz, que gosta de trabalhar com lealdade na busca da harmonia, da solidariedade e da fraternidade”, afirma.

Procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos

Marcelo Mendes tem 39 anos, é advogado especialista em Direito Público, mestre em Ciência Jurídica e ingressou na carreira de procurador do Estado em 2006. Na PGE, já atuou como procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso (Procont) e antes de assumir como procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, era chefe da Consultoria Jurídica.

Procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos

Gerson Schwerdt tem 56 anos e é advogado com especialização em Direito Tributário. Ingressou na carreira de procurador do Estado em 1993, e já exerceu as funções de procurador-geral do Estado e chefe da Procuradoria Fiscal na PGE, além de ter sido consultor jurídico na Casa Civil e membro dos conselhos de administração dos portos de São Francisco do Sul e de Imbituba e diretor da SC Participações e Parcerias.

Chefe da Consultoria Jurídica

Loreno Weissheimer tem 63 anos, é advogado e especialista em Direito Tributário e mestre em Direito. Na PGE, ingressou em 1994 atuando na Regional de Chapecó. Já trabalhou na Procuradoria Especial em Brasília e exerceu os cargos de chefe da Profis, da Procont e da Consultoria Jurídica.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430