Nova edição da Revista da PGE traz 12 artigos sobre assuntos jurídicos da atualidade

Um artigo científico tem como objetivo levar ao conhecimento do público especializado novas ideias sobre temas específicos, de maneira clara e concisa. Dessa forma, busca oferecer soluções a questões controvertidas ou dar um enfoque contrário ao já conhecido, a partir de um estudo pessoal ou de uma descoberta inédita.

É com essa finalidade que está sendo lançada a Revista da Procuradoria Geral do Estado 2016, com doze artigos de autoria de procuradores de Santa Catarina. Temas sensíveis à sociedade são tratados à luz do interesse público, apontando caminhos para a eficiente aplicação do ordenamento jurídico nacional. Entre os assuntos analisados podem-se destacar o novo Código de Processo Civil, a judicialização das políticas públicas, a advocacia pública e os direitos fundamentais.

“As contribuições dos articulistas revelam a importância da advocacia pública no desenvolvimento da sociedade catarinense e brasileira”, ressalta o editorial, na apresentação da revista. “Em face da alta qualidade dos artigos que compõem esta publicação, ano a ano a Revista da PGE conquista importante espaço no cenário jurídico e, em especial, no âmbito da advocacia pública”, complementa o texto da Comissão Editorial, formada pelos procuradores Eduardo Zanatta Brandeburgo, Elenise Magnus Hendler e Rejane Maria Bertoli.

 Confira os artigos publicados na edição 2016 e os respectivos autores:

– O reconhecimento do pedido pela Fazenda Pública (Ana Carolina de Carvalho Neves).

– Dispensa de averbação, no registro imobiliário, do ajuizamento de execução fiscal para a caracterização de fraude à execução na alienação de imóvel: o art. 54 da lei nº 13.097/2015 e sua inaplicabilidade à Fazenda Pública (André Martinez Rossi).

– A figura central do processo administrativo na teoria do direito administrativo democrático (Alisson de Bom de Souza).

– Tributação Ambiental e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) como instrumento auxiliar para o desenvolvimento sustentável (Ronan Saulo Robl e Rodrigo Roth Castellano).

– Do credenciamento da atividade de despachante de trânsito: análise de aspectos destacados da lei nº 10.609/1997 de Santa Catarina (Evandro Régis Eckel).

– Hipossuficiência econômica nas ações de tratamentos não padronizados na rede pública de saúde (Felipe Barreto de Melo).

– O Modelo Restaurativo, o Sistema Multiportas e a Advocacia Pública: novos paradigmas para a ciência jurídica (Paulo Roney Ávila Fagúndez).

– A garantia dos direitos fundamentais e o ativismo judicial (Queila de Araújo Vahl e Valéria Rocha Lacerda Gruenfeld).

– O trabalho repetitivo no âmbito do contencioso judicial e os riscos à saúde do procurador do Estado (Reinaldo Pereira e Silva).

– O orçamento público (Jocélia Aparecida Lulek e Tatiana Coral Mendes de Lima).

– Prolegômenos à tutela provisória contra o poder público no Código de Processo Civil de 2015 (Weber Luiz de Oliveira).

– O princípio da separação dos poderes como legitimador do Poder Executivo na implementação de políticas públicas – O incidente de assunção de competência sobre provimento de cargos por determinação judicial (Rodrigo Roth Castellano e Weber Luiz de Oliveira).

 Acesse aqui à íntegra da Revista da PGE 2016