PGE/SC lamenta morte de Paulo Leonardo Medeiros Vieira

A Procuradoria-Geral do Estado lamenta profundamente a morte do advogado Paulo Leonardo Medeiros Vieira, ocorrida nesta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024. Dentre as diversas importantes funções públicas que exerceu durante a carreira, Paulo Leonardo foi procurador-geral do Estado entre 15 de março de 1987 e 28 de março de 1990.

O advogado, que também era escritor, tinha 86 anos. Recebeu a medalha de mérito José Boiteux com a formatura em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, deu aulas de Direito Constitucional e Direito Administrativo, e coordenou o curso.

Na Administração Pública, além de procurador-geral do Estado, foi secretário de Estado da Administração, curador especial de menores, procurador-geral do Município de Florianópolis, procurador da Fazenda junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

Paulo Leonardo Medeiros Vieira durante gravação do documentário Direito à História – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

Membro da Academia Catarinense de Filosofia e da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, teve artigos e ensaios publicados em revistas e jornais do Brasil e do exterior, como na Revista Encontros Teológicos/ ITESC, EntreClássicos (DUETTO/ Ediouro-SP) e no L’Osservatore Romano. Publicou ainda, entre outros trabalhos, “Por uma Defensoria Pública em Santa Catarina”, “Pequeno Canto de Liberdade”, “O Futuro da Civilização” e “Notas para uma Teologia da Linguagem”.

Paulo Leonardo foi escreveu os livros Versão Provisória da Lenda do Santinho ou A Guerra Santa do Rio do Brás; Desencontro; A Fé de Pedro e a Ciência de Tomé; Borges, um Giróvago; Deus no Banco dos Réus – Uma Resposta da Ciência ao Ateísmo Militante; O Mundo num Ponto Luminoso; Malakim, Os Anjos na Era da Informática, e Peregrinos do Absoluto – Minhas Memórias dos Outros.

A Procuradoria-Geral do Estado apresenta suas condolências à família e aos amigos, neste momento de consternação.

Em 2022, Paulo Leonardo Medeiros Vieira participou do documentário Direito à História, que resgatou a memória da PGE/SC no ano em que completou quatro décadas de atuação. O filme pode ser assistido aqui.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430